Meio Ambiente

Baleias Encalhadas: O que Acontece com Elas? Riscos à Saúde Pública

.

.

…………….Não é difícil encontrarmos notícias sobre Baleias Encalhadas em praias do mundo todo. O animais gigantes acabam ficando atolados na areia onde morrem se tornando atração turística. A cidade inglesa de Skegness, por exemplo, teve quatro casos de baleias encalhadas em poucos anos recentes.

…………….As baleias mortas acabam se tornando objeto de estudo científico, mas você sabe o que acontece com elas depois disso?! E o risco que elas podem trazer à saúde pública?! Segundo o Programa de Investigação de Encalhamentos de Cetáceos, só no ano passado houve nove casos de cachalotes que foram parar em alguma praia britânica.

…………….Logo que recebem a informação de uma baleia encalhada, os órgãos responsáveis decidem se vão ou não examiná-la. Alguns Cetáceos (ordem de mamíferos que inclui baleias, botos e golfinhos) são encaminhados para museus de História Natural onde são usados para pesquisas e investigações científicas de todos os tipos possíveis.

.

.

…………….As baleias são muito difíceis de se estudar no habitat natural, o que faz dos encalhamentos oportunidades de aprender mais sobre elas. Não que seja bom esse tipo de desastre, afinal, todos nós queremos que as baleias vivam bem em seu espaço. Mas é como se os estudos fizessem com que a morte delas tenha alguma utilidade.

…………….Alguns incidentes com baleias são resultado de atividade humana. Por isso as informações coletadas após um exame detalhado nos animais mortos podem ser usadas para prevenir mais mortes. Estudos na Grã-Bretanha mostraram que algumas baleias morrem de fome, o que alarma a comunidade científica quanto ao desequilíbrio ambiental.

…………….Um corpo de baleia em decomposição pode trazer riscos à saúde pública. Isso faz com que as autoridades locais ou proprietários de terrenos sejam responsáveis pela remoção das carcaças. Alguns animais são deixados no local para se decompor naturalmente, outros são enterrados.

.

.

…………….Isso porque os custos de remoção variam de acordo com o peso do animal que pode girar em torno de RS$ 30 mil. Depois disso as baleias são levadas a depósitos de lixo, podendo também passar por incineração e processamento da carcaça para obtenção de óleo. Houve até um caso em que autoridades dos Estados Unidos optaram por explodir uma baleia para eliminar a carcaça.

…………….Mas e você, o que acha de tudo isso??? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.