Livros e Literatura

Barroco na Literatura: Resumo, Autores, Obras, Contra-Reforma e Ideias

Barroco na Literatura: Resumo, Autores, Obras, Contra-Reforma e Ideias – Barroco na literatura.

Barroco na Literatura

É conhecida como Barroco a Escola Literária compreendida entre o final do século XVI e início do século XVII. Conhecido como a arte da Contra-Reforma, o período foi marcado pelos contrastes e dilemas vividos pelo homem que se via entre o céu e a terra, a salvação e o pecado. 

Como sucedeu um período de forte antropocentrismo (Classicismo) o Barroco foi marcado pela contradição e dualidade de ideias. Ao mesmo tempo em que queria usufruir dos prazeres da vida o homem se preocupava constantemente com a salvação de sua alma e sua vida eterna.  

Como resposta à Reforma Protestante a Igreja Católica realizou o Concílio de Trento iniciando assim a Contra-Reforma. A Inquisição, as constantes censuras e a caça à heresias faziam com que o povo temesse ser punido não só no céu mas também na terra por todas as suas falhas. Três grandes símbolos da perseguição da Igreja foram Galileu Galilei, Giordano Bruno e Copérnico.

Todos esses sentimentos contraditórios eram levados para a literatura que foi marcada pelo uso de antíteses (claro/escuro, vida/morte) e pelo conflito entre as visões Teocêntrica e Antropocêntrica. A mortificação da carne podia ser percebida no Pessimismo e em temas como pecado, culpa, perdão e arrependimento. Há uma atração especial por temas trágicos e dolorosos (Feísmo).

Outra característica do Barroco na literatura e nas artes em geral era o exagero. As obras são todas rebuscadas e trabalhadas ao extremo. Recursos como hipérboles e metáforas estavam sempre presentes. Nas esculturas havia uma grande riqueza em detalhes e na arquitetura as construções eram sempre muito carregadas.

 * Cultismo: fazem parte as obras onde há uma grande preocupação com a forma. O uso de figuras de linguagem, língua culta e palavras difíceis tornava as obras mais eruditas. Principais autores: Gregório de Matos (Brasil) e Luiz de Gôngora (Espanha).              

Gregório de Matos

 * Conceptismo: fazem parte as obras em que há maior preocupação com a formulação de conceitos de ideias. O uso de jogos de ideias e raciocínio lógico levavam o interlocutor à reflexão. Principais autores: Padre Antônio Vieira (Brasil) e Francisco de Quevedo (Espanha).

Padre Antonio Vieira

No Brasil o barroco na literatura se destacaram os seguintes escritores e poetas: Bento Teixeira, Padre Antonio Vieira, Manuel Botelho de Oliveira e Gregório de Matos Guerra.

Veja um trecho de uma poesia sacra de Gregórios de Matos, autor barroco conhecido como Boca do Inferno pela falta de escrúpulos na hora de escrever e dizer o que pensa:

Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa piedade me despido, 
Porque quanto mais tenho delinqüido, 
Vós tenho a perdoar mais empenhado. 
Se basta a vos irar tanto um pecado, 
A abrandar-vos sobeja um só gemido, 
Que a mesma culpa, que vos há ofendido, 
Vos tem para o perdão lisonjeado. 
Se uma ovelha perdida, e já cobrada 
Gloria tal, e prazer tão repentino 
vos deu, como afirmais na Sacra História: 
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada 
Cobrai-a, e não queirais, Pastor divino, 
Perder na vossa ovelha a vossa glória 

 

 O que você achou do poema? E do resumo sobre o Barroco na literatura? Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais…

Assuntos do Artigo:
  • Barroco resumo
  • resumo do barroco
  • resumo sobre o barroco
  • barroco literatura resumo
  • resumo sobre barroco
  • resumo Barroco
  • barroco resumo literatura

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Adriano Cesar disse:

    Há um erro de escrita nesse resumo, a palavra "rebuscada" está escrita "rebusada", mas apesar desse erro é um ótimo resumo.

    • Graci disse:

      Olá Adriano Cesar,

      obrigada pela dica, foi um erro de digitação e já foi corrigido.

      Grata pela visita e comentário, volte sempre.

      Graciella.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.