Alimentação

Benefícios da Alcachofra à Saúde: Vitaminas, Uso Medicinal, Indicações

Vitaminas da Alcachofra e benefícios

Alcachofra (Cynara scolymus) é um vegetal da família das Compostas, com sabor agradável, com alto teor nutricional e muitos benefícios para a saúde. 

Vitaminas da alcachofra

A alcachofra é uma planta de sabor agradável muito saborosa e rica em nutrientes. Contém vitamina A, B1, B2 e C e sais como fósforo, potássio, cálcio, sódio, silício, ferro, cloro, enxofre e mangnésio.

Benefícios da alcachofra

A alcachofra é indicada na alimentação de diabéticos por diminuir a quantidade de açúcar na urina. Muito indicado também para enfermidades do fígado, pois, atua no órgão favorecendo a secreção da bílis.

As folhas da alcachofra são indicadas nos males provenientes dos estados arterioscleróticos. É considerado um ótimo oxidante, reconstituinte e mineralizante, graças as substâncias que a compõe.

A alcachofra  é também recomendada nos casos de hipertireoidismo e na hipertensão arterial pelo seu considerável conteúdo de iodo.

vitaminas-benefícios-alcachofra-indicação

A alcachofra é usada também contra diarréia, aos convalescentes, em casos de anemia, raquitismo, cálculos renais e da bexiga, inflamações e obesidade, sendo indicada em dietas para emagrecer.

Em casos de hemorróidas, crises asmáticas, reumatismo, hemofílicos, doenças cardíacas e da próstata recomenda-se ingerir alcachofra em forma de salada com limão.

Dicas de remédios caseiros com alcachofra

Chá de talos e folhas da alcachofra ajuda tratar febres, inflamações, das vias urinárias, do fígado e geral e em reumatismo das articulações.

O chá das folhas e talos é diurético e detox.

Para tratar anemia, raquitismo e debilidade geral, comer folhas e o coração da alcachofra duas vezes ao dia por várias semanas ou até melhorar os sintomas.

 Ferver uma alcachofra em 1 litro de água, deixar reduzir a 1/3 e beber 1/2 xícara das de chá a cada dois dias por 1 semana, parar 15 dias e tomar mais uma semana para tratar afecções respiratórias e aliviar tosses, agindo como expectorante.

Como preparar alcachofra

Limpe, lave a alcachofra e coloque na panela de pressão com 1 xícaras das de chá de água, deixando cozinhar por 15 minutos após pegar pressão em fogo baixo.

Espere esfriar e sirva com um molho de salada com limão, sal, azeite, cebola picadinha, salsa, temperos a gosto.

É recomendado que cozinhe a alcachofra no vapor para manter suas propriedades nutricionais.

Gostou das dicas? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • beneficios da alcachofra
  • alcachofra beneficios e maleficios
  • alcachofra beneficios
  • vitaminas da alcachofra

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.