Remédios Caseiros

Benefícios da Alfazema à Saúde – Remédios Caseiros

Tudo sobre os benefícios da Alfazema à Saúde. Veja receita de Remédio Caseiro e seus efeitos.

Para quem não sabe, a alfazema é também conhecida como nardo ou lavanda, um tipo de planta rica em benefícios terapêuticos à saúde e também usado na decoração em vasos ou jardins e em produtos de beleza, de higiene pessoal e de limpeza e ambientação por seu aroma delicado.

A alfazema ou lavanda é uma planta ornamental de origem mediterrânea que se desenvolveu bem no Brasil e é cultivada em grande escala ou em casa em vasos ou jardins. Com haste comprida que sustenta lindas florezinhas azuladas, folhas finas que surgem de uma touceira que se multiplicam rapidamente, a alfazema é uma flor delicada e perfumada. Confira abaixo o uso da planta no combate de doenças e na aromaterapia.

benefícios-da-alfazema-ou-lavanda-saúde

Benefícios da alfazema à saúde

Os efeitos terapêuticos da alfazema são muitos, ela tem ação expectorante e pode ser usada no combate de tosses, de asma e até de tuberculose.

Antiinflamatória, combate afecções da garganta, do intestino, do baço e do fígado.

A planta é analgésica e acalma ardência ao urinar, a dica é fazer chá de alfazema e beber 3 a 4 xícaras ao dia.

A planta tem efeito calmante, combate nervosismo, ansiedade, tensões e hipocondria.

No tratamento de gases, de reumatismo, gota, nevralgia, feridas, bico do seio rachado, como analgésico a planta é usada em forma de cataplasma quente feita com as folhas cozidas para uso tópico.

Na falta de apetite, enxaqueca, dores de cabeça, depressão, febre o uso do chá da alfazema é recomendado.

Nas cólicas menstruais ou intestinais o chá quente de alfazema ajuda aliviar as dores.

Receita do chá de alfazema

Para cada 1 litro de água acrescente 8 gramas da planta, sendo que qualquer parte dela tem ação terapêutica.

benefícios-da-alfazema-ou-lavanda-saúde--

Aromaterapia com alfazema ou lavanda

Imagine que 1 gota do óleo essencial da lavanda no travesseiro pode melhorar a qualidade do sono, afastar a insônia,as tensões do dia a dia e atuar como sonífero. Pois é, o aroma agradável mais seus benefícios ajudam ainda combater a depressão, a ansiedade e melhora a disposição.

Na pele os benefícios do óleo essencial de lavanda é rejuvenescedor, cicatrizante, alivia irritação da pele, é anti-séptico, combate picadas de insetos e hematomas. Ele age também contra dores musculares.

É ótimo no preparo de escalda-pés após um dia cansativo. O aroma floral, suave e adocicado do óleo essencial da à sensação de bem-estar e conforto.

Como cultivar alfazema

Para quem gosta de cultivar plantas, plantar lavanda é simples e pode ser feito num canto do jardim ou em vasos, basta uma estaca da planta ou sementes que devem ser plantadas em terra bem drenada, evitar que a planta fique encharcada para não apodrecer e adubar de tempos em tempos.

A floração acontece entre a primavera e o verão e após a floração deve ser feita uma poda, retirando 1/3 dos galhos mais secos e velhos.

A lavanda decora festas, pinturas e bordados, quartos, papel de parede delicados é usado estampado em vasos e peças de decoração, enfim, são lindas e estão sempre na moda.

Escreva seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.