Remédios Caseiros

Benefícios da Capeba ou Pariparoba – Como Fazer Garrafada – Planta com Folha de Coração

Benefícios da Capeba ou Pariparoba

Da família das Piperáceas a capeba ou pariparoba (Piper Umbelata L.), conhecida também como Capeúa, malvaísco, aguaxima, caapeba e capeva, é uma planta com folhas grande, cheias de nervuras e arredondadas que lembram o desenho de coração. Considerada como planta ornamental, a capeba nasce espontâneamente no Brasil e seu replantio pode ser feito por estaca do caule ou touceira.

As folhas da pariparoba ou capeba são aromáticas, com leve ardência que lembra pimenta e até o alho segundo alguns relatos. Elas são muito usadas na culinária para embrulhar peixes, fazer charutos ou até serem refogadas para substituir a couve. Veja abaixo os benefícios da capeba para a saúde e como usá-la na medicina doméstica como remédio caseiro.

indicações-da-folhas-da-pariparoba-capeba-

Benefícios da Capeba ou Pariparoba

Estudo feito pela Universidade de São Paulo, USP, mostrou que nas folhas da capeba existe uma substância chamada 4-nerolidilcatecol, que tem ação contra os efeitos negativos do sol na pele humana, protegendo a pele dos raios ultravioletas.

Estudos feitos na Unicamp mostraram que a pariparoba em forma de extrato e concentrada tem ação contra o câncer e poder antiiflamatório.

Chás de capeba e seus benefícios

As partes usadas em forma de chá em infusão ou decocto são as folhas, cascas e raízes da planta e agem beneficamente contra os males do fígado, rins e baço.

Ele tem efeito ainda como expectorante contra bronquite resfriados e tosse.

remédios-caseiros-com-capeba-ou-pariparoba-para-saúde

Ótimo diurético é usado também nos problemas das vias urinárias, como depurativo, para combater febres e icterícia.

Para tratar úlceras, furúnculos, tumores e queimaduras as folhas de pariparoba são indicadas.

A casca da capeba é indicada para tratar afecções da vesícula biliar.

Como emoliente, desobstruente, nas gripes, escorbuto usa-se o chá da planta.

Para fortalecer o estômago usa-se o sumo das folhas frescas em gotas, sendo 20 gotas para 1 xícara das de chá de água duas vezes ao dia.

Para tratar furúnculos, tumores e inflamações pulmonares (pleurisia), usa-se um cataplasma feito com as sementes de capeba ou pariparoba amassadas com óleo de linhaça sobre a região afetada.

Como preparar um chá de pariparoba

Para preparar um chá da planta a dica é usar a casca, a folha ou a raíz, sendo 1 colher das de chá da raíz ou casca para 1 xícara das de chá de água fervente, deixar em infusão e beber 1 a 3 vezes ao dia.

Para preparar o chá das folhas, o indicado é usar 1 colher das de sopa das folhas ou hastas para 1 xícara das de chá de água fervente. Tomar 1 colher das de sopa de 1 a 3 vezes ao dia.

Garrafada com pariparoba ou capeba

Colocar em uma garrafa de vinho branco para 2 colheres das de sopa de raíz da planta, tomar uma colher das de sopa antes das refeições para fortalecer o estômago.

Gostou das dicas sobre remédios caseiros com a pariparoba? Escreva aqui no Essas e Outras seu comentário ou dica.

Assuntos do Artigo:
  • cha mate indicações e contra indicações
  • looks com Calça creme
  • capeba
  • os beneficios da planta capeba

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.