Alimentação

Benefícios da Couve-Flor para Saúde e Vitaminas

Tudo sobre os benefícios da Couve-Flor para Saúde e quais são as Vitaminas e nutrientes encontradas no vegetal, como ela pode ajudar emagrecer e atuar sobre vários problemas de saúde.

Benefícios da couve-flor

Couve-flor (Brassica oleracea) é uma variedade de couve, que se caracteriza pelos pedúnculos florais, formando massa carnuda antes de abrirem. Bom mineralizante, oxidante e fortificante.

É contra-indicada aos que sofrem de meteorismo (Dilatação do abdômen por acúmulo de gases intestinais), nefrolotíase (Cálculos nos rins) e colelitíase (cálculos na vesícula).

Com quase as mesmas propriedades do brócolis, a couve flor é usada medicinalmente como neutralizante da acidez estomacal, bom construtor de dentes e ossos pelo seu alto teor de cálcio, e um vegetal de fácil digestão e recomendado contra prisão de ventre, inflamação do tubo digestivo, alimento de alto teor nutritivo.

Ela é um excelente antioxidante, ajudando melhorar o sistema imunológico e prevenir doenças degenerativas. Rica em fibras, a couve-flor ajuda dar saciedade e perder peso, sendo ingrediente importante nas receita de que faz dieta para emagrecer. Fonte de proteína, a couve-flor chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos e agrada bem. Com ela podemos fazer receitas como pão, bolinho, arroz de couve-flor, salada, suflê, creme ou molho branco, gratinada, etc…

A couve-flor contém:

  • Calorias – 30,00(a cada 100gramas)
  • Água – 92,08%
  • Hidratos de carbono – 4,30%
  • Proteínas – 2,50%
  • Gorduras – 0,22%
  • Sais – 0,90%.

A cada 100 gramas de couve-flor temos:

  • Vitamina A – 85 U.I.
  • Vitamina B1 (Tiamina) – 150mcg
  • vitamina B2 (Riboflavina) – 100 mcg
  • Vitamina B5 (Niacina) – 0,69 mg
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) – 72 mg

Os sais da couve-flor, em seu conjunto, oferecem as seguintes proporções (ml em 100 gramas):

  • Potássio – 222,00
  • Cálcio – 123,00
  • Enxofre – 85,00
  • Sódio – 68,00
  • Fósforo – 61,00
  • Magnésio – 4,00
  • Silício – 3,00
  • Cloro – 1,50
  • Ferro – 0,60

 Não é recomendável o uso do bicarbonato de sódio no cozimento para conservar a cor, pois diminue a cocentração das vitaminas.

Um bom jeito de manter as vitaminas é cozinhar a couve flor no vapor.

O melhor meio de consumí-la é em salada ou refogada. Em fritura a couve-flor perde parte do teor das vitaminas B e C e absorve muito óleo. 

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1 Comentário

  1. adoro está verdura  ……..

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