Scroll Top

Alimentação

Benefícios da Couve Vitaminas, Nutrientes, Uso Medicinal Sucos

Benefícios da Couve Vitaminas, Nutrientes, Uso Medicinal Sucos

benefícios-da-couve-Couve é uma planta da família das crucíferas, com muitas variedades cultivadas, e folhas comestíveis.

Rica em vitaminas, é uma hortaliça muito usada na culinária e na medicina doméstica.

Entre as muitas variedades, as mais conhecidas são a couve-manteiga e a couve tronchuda.

Vitaminas e benefícios da couve

A couve possui grande quantidade de ferro, cálcio e pequena quantidade de fósforo. Contém mais vitamina C, do que a encontrada nas frutas cítricas.

Possui também vitamina A, e vitaminas do grupo B, em menor concentração. A vitamina E se encontra no azeite da couve. a vitamina K, anti-hemorrágica.

A couve roxa é mais rica em vitaminas que a couve branca. Contém mais cloro e é mais rica em cálcio, sendo indicada aos desnutridos.

A couve é remineralizante, laxante, tem propriedades antioxidante, boa para bronquite e asma. Muito indicada para combater as enfermidades do fígado, como a icterícia, cálculos biliares, cálculos renais, hemorróidas, colite ulcerosa, menstruações difícies e dolorosas.

Por conter iodo, a couve é indicada contra o bócio exoftálmico, em especial a couve roxa e a verde. As couves verdes são mais ricas em sais minerais do que as brancas, e são usadas contra a anemia e a clorose. Alguns médicos a recomendam com espinafre, cenoura, alface picadas bem fino, na dose de duas colheradas por refeição, com os demais alimentos.

Em sucos, é um tônico muito bom, recomendado as crianças em crescimento. Dissolve cálculos, combate artrite, desinfeta o intestino, cura úlceras gástricas, e é um poderoso vermífugo.

Benefícios da couve para o cabelo

O suco das folhas de couve, esfregado no couro cabeludo, ajuda no crescimento dos cabelos. O suco da couve vermelha é indicado para fazer xarope calmante e peitoral, que se emprega para curar enfermidades do peito, especialmente os catarros crônicos..Contra o alcoolismo, usa-se o suco do talo da couve, que se toma em cálices.

Benefícios da couve como expectorante

Do cozimento da folhas, obtém-se uma tisana muito eficaz contra a rouquidão, a tosse, a asma e as enfermidades dos brônquios. Nas bronquites, empregam-se topicamente as folhas refogadas no azeite de linhaça, puro. As sementes da couve são um excelente vermífugos.

Para se aproveitar melhor os nutrientes deve-se come-la preferencialmente crua. Ao cozinhá-la, perde grande parte de seus elementos nutricionais. Caso queira passar no azeite e alho, seja rápida, dê somente "um susto" na couve em fogo alto e pronto.

Deixe aqui no blog EssaseOutras seu comentário.

Fonte – As hortaliças na medicina doméstica. A. Balbach.

Assuntos do Artigo:
  • benefícios da couve
  • benefícios da couve manteiga
  • vitaminas da couve
  • beneficios do suco de couve
  • nutrientes da couve
  • couve manteiga beneficios
  • suco de couve beneficios

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 2,50 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Benefícios da Couve Vitaminas, Nutrientes, Uso Medicinal Sucos!


1 Comentário

  1. Entre os varios beneficios da couve recomenda-se no combate a gastrite e ulcera gastrica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: