Alimentação

Benefícios da Goiaba – Nutrientes e Dicas de Remédios Caseiros com Folhas de Goiaba

Benefícios da Goiaba

Fruta brasileira, muito saborosa e rica em nutrientes, indicada em dietas, os benefícios da goiaba são muitos e seu efeito terapêutico reconhecido. Da família das myrtaceae e nome científico Psidium guayava, a goiaba pode ser vermelha, amarela ou branca e se desenvolve bem em quase todo o Brasil.

Árvore que pode chegar a oito metros de altura e caule de até 30 cm de diâmetro, a goiabeira se reproduz por sementes e as partes usadas são desde os frutos, que podem ser ingeridos in natura, melhor forma de aproveitar todos os seus nutrientes, O fruto da goiabeira pode ser consumido em forma de doce, compota, em sorvetes ou na famosa goiabada, alimento nutritivo e saudável, que pode ser feito na versão diet e ainda suas folhas e cascas são usadas em chás.

vitaminas-benefícios-da-goiaba-folhas-goiabeira

Nutrientes da goiaba

A goiaba é rica em vitamina A, B¹ (Tiamina), B² ((iboflavina) e B6 (Piridoxina), vitamina C, com maior concetração de vitamina C na casca. Com casca verde claro, polpa externa amarela e polpa interna vermelha, amarela ou branca, sendo que a goiaba vermelha é a mais nutritiva, exceto na vitamina C, que a goiaba branca e a amarela excedem a vermelha em quase o dobro.

A cada 100 gramas de goiaba temos 39,60 calorias, 7,98 g de carboidratos, 0, 75 g de proteínas, 0,50g de gorduras e minerais como cálcio, fósforo e ferro.

benefícios-da-goiaba-branca- remédios-caseiros-folha-da-goiaba

Benefícios da goiaba

A goiaba tem ação antiinflamatória, combate afecções urinárias, inchaço nos pés e pernas, ótimo digestivo, ajuda tratar tuberculose, diarreia, ajuda metabolizar as proteínas, combate a acidez, a metabolização dos carboidratos, evitando a fermentação melhorando a digestão.

Alimento nutritivo, em forma de goiabada, in natura ou em pó, mantém grande quantidade de nutrientes, sendo considerada uma fonte de vitaminas e minerais.

Remédios caseiros com folhas de goiabeira

Além dos nutrientes da fruta, as folhas da goiabeira em decocção combatem hemorragias do útero, incontinência urinária, gastrenterite, inchaço de perna e pés e o recomendado é fazer um chá com 30 gramas de folhas de goiaba para 1 litro de água e beber. O mesmo efeito é alcançado com o chá da casca da raíz da goiabeira.

Chá de brotos de goiaba combate indigestão, diarreia é usado como cicatrizante em afecções da gengiva e boca e na extração de dente, onde a dica é fazer bochechos com o chá dos brotos, sendo + ou – 10 brotos de goiabeira para 500 ml de água, deixar ferver, abafar e esperar amornar.

Escreva seu comentário sobre as dicas sobre os benfícios da goiaba e goiabeira.

Assuntos do Artigo:
  • broto goiabeira nutrientes

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.