Alimentação

Benefícios da Jabuticaba para Saúde – Vitaminas, Dicas de Remédios Caseiros e Contra-indicação

Benefícios da Jabuticaba para Saúde

Da família das Myrtaceae, a jabuticabeira (Plima Cauliflora) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, com 5 a 10 metros de altura, formato arredondado, folhas miúdas e frutos redondos, que nascem grudados no tronco e galhos, conhecidos por jabuticaba, jaboticaba, jabuticaba-sabará. As folhas da jaboticabeira caem antes da floração, e lindas flores brancas (caulifloria) e perfumadas surgem presas ao caule e tronco da árvore e trazem lindas e brilhantes bolinhas, que quando maduras, são muito saudáveis, os benefícios da jabuticaba para saúde são muitos.

A jabuticaba nasce verde e ao amadurecer fica negra, com polpa com 1 a 2 caroços, um sabor doce e muito apreciado principalmente próximo à casca escura da fruta. É possível fazer mudas de jabuticabeira por sementes ou alporquia (método de reprodução onde é descascado um pequeno pedaço de um dos caules principais, e sem retirá-lo-da-árvore, é colocado um substrato ou outro material para enraizamento e para nova muda). A jabuticabeira pode levar de 10 a 15 anos para frutificar ou encontrar mudas para vasos ou chão já com jabuticaba.

Composição e Nutrientes da jabuticaba

Na jabuticada encontramos substâncias como ácidos cítrico e oxálico, açúcar, frutose, sacarose, celulose, pectina, amido, tanino, vitaminas C, do complexo B, minerais como o cálcio, magnésio, enxofre, potássio, sódio, zinco.

benefícios-da-jabuticaba-para-saúde-remédios-caseiros-

Benefícios da Jabuticaba para saúde

A casca da jabuticaba é antisséptica, antioxidante, e seu chá é usado contra desinteria e diarreia. As cascas cozidas e maceradas são indicadas para tratar erisipela.

O chá da casca de jabuticaba é remédio contra afecções na garganta como amigdalite crônica.

Expectorante, o uso da entrecasca do caule da jabuticabeira combate asma e gripes.

Na casca madura da jabuticaba temos antocianinas, ácido elágico, flavonóides, antioxidantes, polifenois agem no combate dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce é antinflamatório e combate doenças como o câncer.

estudos-sobre-os-benefícios-da-jabuticaba-para-saúde-A jabuticaba tem ação diurética, importante para controlar a pressão arterial, combater afecções urinárias, combater a retenção de líquido.

Fruta antimicrobiana, antisséptica, combate a acne e feridas em geral.

Fortelece os ossos, pela ação do cálcio, magnésio, potássio, prevenindo a osteorporose. Os dentes também são favorecidos com o consumo da fruta.

A ação antioxidante da jabuticaba previne rugas, o envelhecimento da pele e tem ação hidratante. Os cabelos também ganham mais força e brilho pela ação das vitaminas A e da formação do colágeno incentivado pela fruta.

Com a casca rica em fibras, a jaboticaba ajuda melhorar o trânsito intestinal, ajuda emagrecer por dar a sensação de saciedade, sendo muito indicada para combater inchaços abdominais e em dietas para emagrecer por ser pouco calórica e pobre em gorduras

A fruta da jabuticabeira combate o colesterol e o diabetes pela ação das fibras e ajudar controlar o açúcar no sangue e prevenir doenças do coração.

Estudos sobre os Benefícios da Jabuticaba

Segundo estudos da Universidade Estadual de Campinas, consumir 10 jabuticabas com casca por dia ajuda no combate e prevenção do câncer de próstata e leucemia, além do controle do colesterol e do diabetes tipo 2. Todo este efeito benéfico à saúde é resultado da ação dos compostos fenólicos, principalmente as antocianinas e os taninos da casca.

A melhor forma de obter os nutrientes e Benefícios da Jabuticaba para saúde é comer a fruta in natura, mas o efeito do pó e extrato da casca da jabuticaba contra o câncer foi comprovado por pesquisas do Departamento de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

Remédio caseiro com jabuticaba

Para afecções da garganta

15 gramas de bagaço de jabuticaba para 1 copo de água (250 ml), misturar bem, coar e fazer gargarejo com a mistura várias vezes ao dia.

Para asma e gripe

Cozinhar 4 gramas de casca de jabuticabeira com 1 copo de água (250 ml), beber 1 xícara das de chá pela manhã.

Em forma de suco, geleia, compotas ou in natura, a jabuticaba é sempre benvinda.

Contra-indicação

Na casca da jabuticaba é encontrado o tanino, um polifenol ou antioxidante que pode ser agressivo quando verde e menos agressivo quando a fruta está madura. O tanino age contra a absorção do ferro e do cálcio, e em excesso é cancerígeno.

Comente nossa matéria sobre os benefícios da jabuticaba para saúde.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.