Alimentação

Benefícios da Jaca para Saúde – Calorias, Vitaminas, Nutrientes Remédios Caseiros

Benefícios da Jaca para Saúde

De origem indiana e de países da Ásia, a jaqueira (Artocarpus integrifolia) é da família das Moráceas e se adaptou muito bem no Brasil, uma fruta graúda, com casca verde amarelada ou amarronzada, com saliências pontiaguda e polpa doce, dividida em gomos que cobrem uma semente grande e marrom. Podemos comer a jaca verde ou madura, e ela pode ser do tipo jaca dura ou jaca mole. Rica em nutrientes, os benefícios da jaca são muitos e entender sobre eles faz parte da educação alimentar.

A jaca tem efeitos terapêuticos, ela age na medicina doméstica em vários problemas de saúde. Veja abaixo os Benefícios da Jaca para saúde, como ela pode ser usada como remédio caseiro para tosse, com receita de xarope feito com jaca, como fazer um suco afrodisíaco e energético com a polpa da jaca, saiba também como as sementes da jaca podem ser usadas como alimento, a polpa da fruta verde como ótima substituta da carne em receitas vegetarianas e como medicação caseira.

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Nutrientes da polpa jaca

A cada 100 gramas da polpa de jaca temos 52,00 calorias, e nas sementes da jaca 136,00 calorias a cada 100 gramas.

Rica em vitaminas A, do complexo B e C, fibras, água, hidratos de carbono, baixo teor de gorduras, proteínas, fitonutrientes e minerais como cálcio, ferro, fósforo, a jaca é uma fruta muito nutritiva, indicada para o desenvolvimento infantil e manutenção da saúde dos adultos. Todos este nutrientes é encontrado em quantidades maiores nas sementes da jaca.

Benefícios da jaca para Saúde

Rica em ferro, os benefícios da jaca para a saúde de pessoas anêmicas é grande, ajudando tratar e prevenir a doença. O efeito nutritivo é encontrado na polpa da fruta e mais nas sementes, que podem ser consumidas assadas ou cozidas.

A polpa da jaca pode ser usada como carne em receitas vegetarianas, em muquecas, substituindo os nutrientes da carne por ser rica em proteínas.

O potássio ajuda controlar a pressão arterial.

Os fitonutrientes ajudam prevenir doenças degenerativas e câncer.

As fibras da jaca melhoram o trânsito intestinal e problemas intestinais.

Indicada para alimentar crianças, ajudando na construção dos ossos, dos músculos, no desenvolvimento das crianças.

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No tratamento de afecções da pele, dermatoses

Estudos da USP de Ribeirão Preto mostraram que na jaca encontramos uma substância indicada no tratamento de queimaduras, com ação cicatrizante.

A dica é bater 250 gramas de polpa de jaca com 1 xícara das de chá de água e + ou – 10 folhas de hortelã. Beber em seguida.

Como expectorante, a jaca combate tosse em geral e irritação na garganta, sendo indicada no preparo de xaropes. Veja abaixo receita de xarope para tosse com polpa de jaca.

Xarope de jaca

Cozinhar a olpa de jaca no vapor por ½ hora sobre um recipiente furado sobre uma bandeja para captar o suco obtido (250 ml de suco ou extrato de jaca).

Misturar o extrato da jaca obtido com o cozimento à vapor com 1 colher das de sopa de mel de abelhas.

Tomar 1 colher das de sopa 3 vezes ao dia.

Como afrodisíaco e energético, o suco de jaca com pó de guaraná é muito indicado, veja como fazer passo a passo.

Suco de jaca afrodisíaco

Bater no liquidificador 1 xícara das de chá de água com 1 xícara das de chá de polpa de jaca, acrescentar 1 colher das de café de pó de guaraná e beber em seguida.

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