Remédios Caseiros

Benefícios da Macela, Carrapichinho – Como Usar e Para Que Serve

 Planta brasileira onde suas flores são ótimas para vários problemas de saúde, principalmente para má digestão. O simples ato de mastigar algumas florzinhas da macela vai dar a sensação de alívio do mal estar estomacal, graças ao efeito terapêutico da planta.

A macela é conhecida também como carrapichinho, camomila nacional entre outros. Um arbusto de mais ou menos um metro de altura, com flores pequenas amareladas em cachos e folhas verdes claro acinzentadas e finas, que florescem no nordeste em setembro e no Rio Grande do Sul tem a tradição da colheita na sexta-feira santa pela crença na melhor eficácia da macela.

Seus efeitos benéficos são muitos, desde sua ação calmante, o que justifica seu uso em enchimento de travesseiros, principalmente para bebês, até como clareador natural de cabelo louro e castanho claro. Confira abaixo os efeitos alcançados do uso da macela em forma de chá ou in natura.

benefícios-da-macela-dicas-de-remédios-

Benefícios da macela

Como calmante, para tratamento estomacal, problemas estomacais, do fígado, bactericida, fungicida, combate inflamações, tumores, vírus, atua no metabolismo, na circulação dos cabelos, melhora o apetite, baixa o nível de açúcar do sangue, é relaxante e calmante.

Ela age ainda em cólicas menstruais, dor estomacal, dor de cabeça, pancadas e contusões, azia, febre, má digestão, pedras nos rins, desarranjos intestinais, gastrite.

Como usar a macela

Em contusões ou feridas use compressa com o chá concentrado da flor, sendo 15 gramas de macela para ½ litro de água. Passar a compressa três vezes ao dia.

Para chá usar 1 colher das de sopa para cada xícara das de chá de água fervente.

Conhece mais algum benefício da macela? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • carrapichinho remedio
  • carrapichinho benefícios
  • beneficiis da macela
  • carrapichinho para que serve

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.