Alimentação

Benefícios da pimenta à saúde, Tipos de Pimenta Medicamento Natural

Benefícios da pimenta à saúde, Tipos de Pimenta, Medicamento Natural

benefícios-da-pimentaTempero muito usado na culinária, a pimenta é uma fruta picante e ardida, muito saborosa e apreciada por muitos.

Além de seu uso em pratos culinários, a pimenta traz muitos benefícios à saúde, sendo uma aliada no emagrecimento, na melhora do humor, atua como antiinflamatórios e na circulação do sangue. Confira abaixo as dicas e informações sobre os benefícios da pimenta.

Benefícios da pimenta

Temos no mercado muitos tipos de pimentas, desde a pimenta doce, até as mais picantes. As pimentas mais conhecidas são a dedo de moça, pimenta malagueta entre outras. A pimenta mais forte do mundo é a pimenta Trinidad Scorpion, que lembra um escorpião por causa do rabinho. A pimenta bhut jolokia também é muito ardida.
A pimenta contém substâncias cujo efeito leva a  ação vasodilatadora arterial. Estas substâncias são chamadas de  capsaicina e piperina, agentes ativos. As propriedades destas substâncias aumentam também a produção da endorfina hormônio do prazer e do bem-estar, além da serotonina e a dopamina outras substâncias ligadas à satisfação. A pimenta é afrodisíaca.

Para garantir os efeitos dos benefícios da pimenta à saúde, é recomendado o uso diário, incluindo a pimenta nas refeições, dando preferência a pimenta in natura. O consumo diário leva a uma resistência maior ao ardor da pimenta. Comece ingerindo pequenas quantidades de pimenta até se acostumar com o sabor e ardência.

Parar de arder a boca após comer pimenta?

Para acabar com a ardência ao comer pimenta, a dica é não beber água, que vai piorar, porque a água faz espalhar a sensação de ardência pela boca toda. O melhor é beber leite ou sorvete que aliviam a ardência, eliminando a capsaicina, princípio ativo da pimenta que faz arder.

A capsaicina faz diminuir o risco de doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol. Quanto mais ardida a pimenta, mais capsaicina e menos infartos, doenças cardiovasculares.

Os benefícios da pimenta são muitos, como o alivio de dores de cabeça, controle da rinite alérgica, a diminuição dos níveis da glicose no sangue e melhora a capacidade pulmonar. A capsaicina é uma substância que estimula o metabolismo, ajudando na obesidade.

Para acalmar dores reumáticas, diminuir a glicemia, menos depressão, melhora o humor,ajuda tratar asma por ter ação de broncoconstrição.

A pimenta é um medicamento natural e caseiro, que deve ser mais usado nas refeições, pois os benefícios da pimenta são muitos, atuando ainda contra dores de cabeça, dores de dente, dor no estômago, como analgésico, xarope.

Contra-indicação da pimenta

Ela é tudo de bom, mas….Pessoas com problemas estomacais como úlceras ou inflamações devem evitar pimenta. Quem tem refluxo, excesso de acidez, diverticulite também deve evitar pimenta.

Em casos de alergias, a pimenta pode piorar o quadro, irritando a pele, ólhos e até provocar o surgimento de urticária.

Medicamentos contra alcoolismo, hipertensão e  antiácidos tem sua ação diminuída com o uso da pimenta na alimentação.

Nutrientes da pimenta

Com vitaminas A e C, substâncias importantes à saúde como a capsaicina, diidrocapsacina, carotenóide, flavonóides, óleo volátil, saponina.

As pimentas mais conhecidas no Brasil são:

Pimenta-de-cheiro: com grau de ardência que varia do leve ao muito picante, e perfume intenso.

Dedo-de-moça: picante, muito usada e menos ardida do que a pimenta malagueta.

Malagueta: uma das pimentas mais picantes. Rica em licopeno, fitoquímico, substãncias que dá cor vermelha aos vegetais e aliado contra o câncer de próstata.

Habanero: considerada a mais poderosa entre as pimentas e considerada a pimenta que mais queima calorias. originária do Caribe e do norte do México.

Murupi: originária da região Norte do Brasil, é uma das pimentas mais ardida do Brasil.

Biquinho: pimenta com forma de pingo, com ardência mais suave de todas.

Cumari: pimenta encontrada somente no Brasil. De acordo com pesquisas nacionais, é uma das pimentas mais ricas em antioxidantes.

Gostou da matéria sobre curiosidades e benefícios da pimenta? Comente. Estamos atualizando diariamente nosso site com curiosidades e informações variadas, confira visitando-nos.

Assuntos do Artigo:
  • tipos de pimenta
  • pimenta dedo de moça benefícios
  • tipos de pimenta vermelha
  • tipos pimenta

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.