Remédios Caseiros

Benefícios da Salsaparrilha – Como Preparar Chá e Garrafada

Tudo sobre os Benefícios da Salsaparrilha. Veja Como Preparar Chá e Garrafada com a raiz da planta.
benefícios-da-salsaparrilha-uso-na-saúde-1Também conhecida como salsa-americana, sarsaparrilha, sarza ou salsaparrilha-das-boticas, a salsaparrilha é uma planta trepadeira com lindas folhas verde escuro e pequenas frutinhas vermelhas em cachos. Com vários efeitos na medicina doméstica, a salsaparrilha é aliada em vários problemas de saúde. Por quase um século foi considerada como fármaco no combate da sífilis nos EUA.

A salsaparrilha tem espinhos no caule externo e a parte usada como remédio caseiro são as raízes ou rizomas, podendo ser chamado ainda de caule subterrâneo. Confira como a salsaparrilha combate vários problemas de saúde e pode ser um coadjuvante em outros.

rizoma-da-salsaparrilha-raiz-usada-em-chá--

Benefícios da salsaparrilha

Doenças da pele

Em casos de feridas,  dermatoses, psoríase, úlceras varicosas, escaras (ferida causadas por permanecer na mesma posição por muito tempo), eczemas, a raiz fresca da salsaparrilha deve ser usada em cataplasma, ralada com glicerina. Espalhe este creme sobre a ferida, cubra com gaze revezando o curativo e o remédio de duas a três vezes ao dia.

Salsaparrilha como digestivo

Para combater problemas digestivos, a dica é beber 1 xícara das de chá de água fervente com 1 colher das de chá da raiz em infusão 10 minutos antes das refeições.

Diurético

Como diurético, no combate da infecção urinária o chá de salsaparrilha é indicado. Faz-se um chá com 1 litro de água e 4 colheres das de sopa da raiz e deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo. Coe e beba no lugar da água.

Afecções intestinais e do fígado

Beba 1 xícara das de chá antes da refeição, sendo 1 colher das de chá da planta para 1 xícara das de chá de água fervente.

Garrafada com salsaparrilha

Para combater a anemia, a fraqueza intestinal e do estômago, reumatismo, artrite, para aumentar o apetite e agir como diurético coloque em 1 litro de vinho branco 3 colheres das de sopa de salsaparrilha picada, deixe curtir por 10 dias, coe e beba 1 cálice antes das refeições.

Nos versos de Guimarães Rosa lemos – “Salsaparrilha, grande depurativo, ótimo para a menopausa. Tirar aquele "ferverão", tomou, rapidinho sente o alívio”.

E você, já conhece a salsaparrilha? Deixe seu comentário aqui.

Assuntos do Artigo:
  • raiz salsaparrilha com vinho
  • salsaparrilha com vinho branco para que serve
  • raiz de salsaparrilha
  • imagens da raiz de salsaparrilia
  • salsaparrilha
  • garrafada de salsaparrilha
  • salsa parrilha

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.