Alimentação

Benefícios das Oleaginosas, castanhas, Nozes, Amêndoas à Saúde

Dieta com as oleaginosas é dieta rica em nutrientes importantes para nossa saúde, substâncias que atuam no metabolismo do nosso organismo, combatendo problemas de saúde e doenças. As castanhas, as nozes e as amêndoas ajudam no combate do câncer, do colesterol, do coração, do cérebro, dos ossos, alimentam, são ricas em fibras e muito saborosas.

As castanhas, as amêndoas ou nozes são conhecidas como oleaginosas, ricas em vitaminas, gorduras boas como ômega 3 e 6 e nutrientes muito importantes para saúde, principalmente no controle dos radicas livres. Confira abaixo o benefícios de cada uma delas à saúde e dica de como fazer uma combinação de oleaginosas diariamente para manter a saúde em dia.

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Benefícios das oleaginosas à saúde

Castanha de caju – rica em Omega 6, a castanha de caju é ótima para os cabelos e para a pele.

Castanha do Pará ou castanha do Brasil – rica em selênio e proteínas, a castanha do Pará previne tumores, atua em benefícios do cérebro, controla os níveis do colesterol. Ela combate a anemia, previne inflamações, combate o acúmulo de gorduras, é laxante, dá saciedade.

 As nozes contêm potássio, fósforo, ácidos graxos, como ômega 3 e 6, antioxidantes que combate os radicais livres, melhora a imunidade, previne doenças.  Ela ajuda no combate do colesterol alto, inflamações, hipertensão e vermes.

Pistache melhora o sono, o humor, diminui a tensão diária, a circulação do sangue, é rico em cálcio, melhora os níveis do colesterol, previne o envelhecimento precoce, doenças do coração, o câncer e melhora a imunidade. O pistache dá saciedade, fazendo dele ótimo na dieta para emagrecer, se ingerido com moderação.

As vitaminas do pistache são A, do complexo B, E proteínas, sais minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, cobre, zinco, cloro, sódio e gorduras boas.

Todas as oleaginosas tem gordura boa, ajudam na prevenção do triglicérides e colesterol, são rica em proteínas, tem antioxidante, previnem doenças degenerativas e o envelhecimento precoce.

Combinação de oleaginosas para dieta diária

O recomendado por nutricionistas é ingerir:

Uma noz (duas partes), uma castanha do Pará, 2 a 3 castanhas de caju e 1 colher de sopa de  pistache. Estas oleaginosas devem consumidas ao dia e pode ser nos intervalo das refeições. A dica é acrescentar 1 colher de sopa de uva passas, ou 1 damasco ou 2 ameixas secas, frutas ricas em fibras e nutrientes, que vão ajudar na saciedade do refeição rápida, prática e nutritiva.

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