Remédios Caseiros

Benefícios do Chá de Quebra Pedra para Saúde – Indicações de Quebra Pedra

Benefícios do Chá de Quebra Pedra para Saúde

Da família das Euforbiáceas, com folhinhas miúdas, delicadas, fácil de reconhecer o quebra pedra (Phyllanthus niruri), também é conhecida como arrebenta pedra, saxifraga e erva pombinha, é uma planta que nasce espontâneamente na maioria das regiões brasileiras, especialmente em lugares com pouco sol e mais úmidos. Para fazer o chá de quebra pedra usamos toda a planta e seu efeito mais conhecido é como diurético, sendo indicado para vários problemas de saúde.

Em forma de infusão, ou decocção, o chá de quebra pedra é muito acessível à maioria das pessoas e seu efeito benéfico já é comprovado para melhorar algumas doenças. É bom saber que existe contraindicação do quebra pedra para mulheres que amamentam ou para gestantes. Veja abaixo como usar o quebra pedra em forma de chá e seus efeitos para alguns problemas de saúde.

tudo-sobre-benefícios-do-chá-de-quebra-pedra-estudo-

Benefícios do Chá de Quebra Pedra

Como diurético, o chá de quebra pedra é indicado para dissolver cálculos e areias, e é indicado para tratamento das vias urinárias como cistites, doenças crônicas da bexiga e cólicas renais.

Estudo feito pelo Departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, chegou à conclusão que o chá de quebra pedra impede a aderência de cristais no túbulo renal e ainda relaxa o sistema urinário facilitando que os cálculos sejam eliminados.

O chá de quebra pedra também é indicado para problemas da próstata e doenças do fígado.

Ele age também para aumentar o apetite e ajuda fortalecer o estômago.

Para tratar diabetes usa-se o chá de quebra pedra das folhas e das sementes.

Para combater problemas do fígado, como desobstruinte e contra icterícia o chá é indicado também.

Como expectorante, o chá de quebra pedra é indicado no tratamento de bronquite.

Como antibacteriano, como antiinflamatório e anticancerígeno seu efeito benéfico foi comprovado.

A dose recomendada da erva para fazer o chá de quebra pedra é de 20 gramas da erva fresca ou 1 colher das de sopa da erva seca para 1 litro de água. Beber o chá quente e sem açúcar, sendo 1 litro do chá durante o dia.

Quando o chá é feito com erva fresca, não deve ser fervido, e sim feito por infusão, quando se coloca água fervente sobre a erva, tampa e deixe descansar por em média 10 minutos.

Com a erva seca pode-se fazer chá por infusão ou decocção, quando a erva é fervida com a água.

Existem muitos tipos da erva, as mais conhecidas são as do caule verde claro, mais usada no chá e a quebra pedra selvagem, do caule marrom avermelhado.

Escreva sua dica, dúvida ou comentário aqui no Essas e Outras sobre a sinformações do chá de quebra pedra.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.