Remédios Caseiros

Benefícios do Jatobá, Vitaminas, Foto da Fruta e Receitas

Dicas sobre os benefícios do Jatobá, Vitaminas, Foto da Fruta e receitas de xarope e chá de jatobá.

Vivemos num país com grande diversidade de frutas e muitas delas nem conhecemos. Hoje vamos falar do jatobá, uma fruta diferente, com formato de uma vagem com casca dura e marrom e polpa que lembra leite em pó de cor amarela.

Fruta nativa do Brasil, também conhecida por jataí, pão-de-ló de mico e jutaí, o jatobá é fruto da jatobeira ou jatobazeiro, árvore de madeira de lei, frondosa, também conhecida como jatobá e usada na fabricação de móveis de luxo, assoalhos e muitas outras peças de madeira. Atualmente sua extração é controlada pelas leis ambientais. Confira abaixo os benefícios do jatobá à saúde, suas vitaminas e como podemos usá-lo na medicina doméstica.

benefícios-do-jatobá-à-saúde-remédios-caseiros-com-a-fruta-pg

Benefícios do jatobá

Vitaminas e minerais

Rico em minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e vitamina C, o jatobá pode ser nosso aliado em muitos problemas de saúde. O ferro encontrado na farinha ou pó da fruta e na casca combate anemia crônica, já o cálcio na fruta tem proporções maiores do que o encontrado no leite, sendo indicado para fortalecer os ossos e o potássio é maior do que o encontrado na banana, fazendo do fruto um aliado no controle da pressão arterial, em casos de cãimbras. Além do fruto, podemos obter benefícios do jatobá através do chá das folhas e da resina da casca da árvore.

Benefícios do jatobá na depressão

Entre os benefícios do jatobá temos o combate da depressão e ansiedade, o que foi comprovado por estudos feitos na Universidade Federal de Matogrosso, onde os flavonóides encontrados no jatobá, os mesmo das frutas vermelhas, uvas e derivados, atuam no sistema nervoso central melhorando o quadro depressivo.

Benefícios do jatobá na coluna

Poderoso antiinflamatório, o jatobá combate dores na coluna vertebral. A dica é deixar de molho na água ou ferver uma lasca da casca da árvore ou 2 colheres de sopa  num litro de água e beber uma colher das de sopa do líquido obtido 3 vezes ao dia.

benefícios-do-jatobá-receita-de-xarope-e-chá

Benefícios do jatobá como expectorante

Um poderoso xarope feito com a casca da árvore do jatobá combate bronquite, asma, gripe e tosse, a dica é triturar em pequenos pedaços uma lasca de + ou – 15 cm da casca da árvore, ferver com água 1 litro de água e outras ervas expectorantes, coar e reduzir pela metade com açúcar. Depois de frio acrescente mel de abelhas. Esta receita não é indicada para diabéticos. Você terá um xarope avermelhado e espesso.

Benefícios do jatobá como diurético

Por ser diurético, o chá das folhas ou casca de jatobá combatem infecções urinárias e ajuda emagrecer, por eliminar o excesso de água e o inchaço.

O chá do jatobá, o fruto é indicado em casos de PSA alto, previne câncer da próstata, prostatite, problemas estomacais, úlceras, gastrites, gases.

O chá das folhas ou da casca combate diarréia, melhora o sistema imunológico, combate fungos e micose da unha, baixa a glicemia e melhora as funções do fígado.

Escreva seu comentário sobre os benefícios do jatobá à saúde.

Assuntos do Artigo:
  • jatoba fruta receitas
  • vitamina de jatoba
  • benefícios do jatobá
  • benefícios do jatobá para saúde
  • fotos de frutas jatoba
  • fotos fruto do Jatobá
  • jatobá receitas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.