Scroll Top

Remédios Caseiros

Benefícios do Manjericão ou Alfavaca – Nutrientes e Dicas de Tratamentos com a Erva

Benefícios do Manjericão ou Alfavaca

Erva aromática tem se mostrado muito útil na medicina doméstica em forma de chás, compressas e óleos. Rico em nutrientes, o manjericão tem aroma marcante, pode ser verde ou roxo, suas propriedades terapêuticas são fantásticas e vale a pena entender um pouco sobre os benefícios do manjericão à saúde e como usá-lo para obter esses efeitos tão saudáveis e saborosos.

Veja aqui no blog Essas e Outras mais uma matéria com maiores informações possíveis sobre como podemos usar a erva à nosso favor na culinária e em cuidados com a saúde. Os remédios caseiros são paleativos usados para amenizar e muitas vezes curar alguns sintomas e problemas de saúde, não descartando a ideia de procurar orientações médicas sobre a causa das dores e afecções.

tudo-sobre-benefícios-do-manjericão-chás-remédios-caseiros

Benefícios do manjericão à saúde

Planta aromática, o manjericão também é conhecido como alfavaca e é da família das labiadas e de fácil cultivo. Ver como plantar,  Como cultivar manjericão em casa. No molho, na salada, pestos, em forma de chá, infusão, xarope, compressa, cataplasma ou no gargarejo, a erva tem muitos efeitos terapêuticos e o uso pode ser feita das folhas, das sementes ou das raízes. As folhas do manjericão ou alfavaca devem ser consumidas logo após o preparo para manter seus nutrientes e efeitos terapêuticos.

Os benefícios do manjericão à saúde são muitos, confira cada um deles abaixo e aproveite os efeitos benéficos da erva para tratar problemas de saúde em casa.

Um dos benefícios do manjericão é como estimulante e energético na fadiga e estado depressivo.

 Com óleos essenciais, flavonóides, compostos fenólicos, antioxidantes e nutrientes o manjericão tem efeito anti bactericida, anti séptico, anti ermético, diurético, calmante e digestivo.

A erva age como diurético ótimo para tratar cistite ou infecção urinária e problemas renais, ajudando eliminar a acidez e infecções.

Como digestivo o manjericão é usado em forma de chá, melhorando a má digestão e desarranjos estomacais.

benefícios-do-manjericão-chás-reme´dios-caseiros

Chá como expectorante, no tratamento de bronquite, tosse, muco, em gripes, afecções da garganta.

Benefícios do manjericão como anti-séptico é comprovado, seu uso combate bactérias, ajuda fechar ferimentos na mucose e combate o mau hálito. O manjericão combate mau hálito, afecções da boca e da garganta por ter efeito anti séptico. Para curar ferida são usadas as folhas amassadas, o gargarejo com o chá ou infusão das folhas ajuda melhorar dor na garganta, tratar afta e o mau hálito.

Doenças degenerativas, envelhecimento precoce, doenças do coração são prevenidas graças ao seu efeito antioxidante, que combate os radicais livres, sendo um ótimo aliado para rejuvenescer.

Menos glicemia no sangue, melhor funcionamento do fígado, o manjericão combate a diarreia, gases, cólicas intestinais e menstruais. Tem ação sobre o sistema nervoso, pele e ossos.

Como usar os benefícios do manjericão

A dica é fazer infusão com 1 xícara das de chá de água fervente para em média 10 folhas de manjericão. Tampar, esperar 10 minutos e beber em seguida.

Para 1 litro de água é usado em média 15 gramas de folhas de manjericão.

O chá das folhas e sementes, xaropes com a raiz da planta combate bronquites, tuberculose e tosses.

As folhas amassadas sobre ferimentos tem efeito cicatrizante e anti bactericida.

Escreva seu comentário ou dica sobre os benefícios do manjericão à saúde.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Benefícios do Manjericão ou Alfavaca – Nutrientes e Dicas de Tratamentos com a Erva!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: