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Alimentação

Benefícios do Maracujá à Saúde – Vitaminas e Uso Medicinal

Fruta rica em nutrientes e benefícios à saúde, o maracujá é cultivado em lugares de clima quente e é uma planta trepadeira com lindas flores e frutos amarelos quando maduros.  O maracujá tem tipos variados e pode ser azedo ou doce.

Os nutrientes encontrados no maracujá são muitos, sendo sua ação calmante a mais conhecida. Confira abaixo alguns dos benefícios do maracujá à saúde e dicas de como usá-lo na culinária.

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Benefícios do maracujá

As vitaminas encontradas no maracujá são vitamina A, B1, B2 e B5 e vitamina C, minerais como o fósforo, cálcio e ferro. Ele contém flavonóides, contém substâncias que protegem o coração, combate hemorróidas, erisipela, gota, combate vermes e diarréia.

Na casca do maracujá encontramos a pectina, substância que em contato com a água vira um gel muito saudável, que ajuda diminuir o colesterol, o açúcar no sangue e melhorar o trânsito intestinal. A pectina encontrada na parte branca da casca do maracujá pode ser ingrediente de geléias, sucos e bolos. Na geleia, a pectina vai dar uma textura mais encorpada, favorecendo a diminuição do açúcar para dar o ponto de geleia.

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As folhas do maracujá são ótimas para o preparo de chás calmante, que combate a insônia e a ansiedade. O mesmo efeito é obtido com o suco de maracujá.

Outro efeito medicinal do maracujá é a prevenção de doenças gastrointestinais. Ele é anticancerígeno, antioxidante, antiinflamatório, combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce, melhora a digestão, combate a hipertensão, a anemia, ajuda fortalecer os ossos e o coração.

Entre os benefícios do maracujá temos ainda o combate de gripes, resfriados graças à vitamina C e o fortalecimento do sistema imunológico. Ele tem ainda ação contra enxaquecas.

Como retirar a pectina da casca do maracujá

A pectina é um gel que faz parte da fibra solúvel encontrada em algumas frutas como a maçã, o maracujá e vegetais como o feijão entre outros. Durante o cozimento e em contato com a água é formado um gel muito saudável, que tem como uma de suas funções melhorar a saúde do intestino humano. Veja como retirar a pectina do feijão, da maçã e da casca de maracujá.

Pectina da casca do maracujá

Retira a polpa do maracujá e use para sucos, etc… Retire a parte amarela da casca, que pode ser ralada e deixe a parte branca. Junte 1 parte de casca branca para 3 partes de água e leve cozinhar em fogo baixo por 1/2 hora. Bata no liquidificador e coe num pano de sacaria sem uso, apertando para retirar o máximo do caldo. Guarde em potes pequenos e porções individuais prontas para usar em geleias, doces e sucos. Esta pectina pronta pode ser guardada na geladeira por 4 meses.

Pectina da maçã

Lave e corte em cubos a maçã e ferva uma parte de maçã para três de água por 30 minutos. Coe o líquido e use a polpa em sucos, sobremesas ou geleias.

Pectina do feijão

Para se obter um caldo de feijão rico em pectina, a dica é colocar o feijão na panela de pressão como de costume e sem deixar de molho. Assim que começar sair a pressão, conte 3 minutos e desligue o fogo. Espere 40 minutos com a panela tampada, em seguida ligue o fogo da panela novamente e deixe cozinhar de 30 a 40 minutos, dependendo do feijão. Assim você terá um caldo de feijão encorpado e saboroso. O mesmo processo pode ser feito para amolecer canjica, grão de bico, e outros grãos mais resistentes ao cozimento.

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