Scroll Top

Saúde

Pêssego: Benefícios Para Saúde, Diabetes, Fígado, Tosses, Hipertensão

Tudo sobre pêssego – Informações sobre os benefícios do pessêgo à saúde. Ele faz bem para diabetes, figado, e muitos outros problemas de saúde, confira abaixo na matéria do blog Essas e Outras.

Benefícios do pêssego à saúde

 O pessegueiro é uma árvore da família das Rosáceas originária segundo Candolle da China Central. O fruto do pessegueiro é o pêssego, uma fruta de sabor agradável e rica em vitaminas.

.Pêssego possui vitamina A, B1, B2, B3 e C e sais minerais como o patássio, fósforo, sódio, cálcio e ferro.

Na medicina ele é recomendado aos diabéticos, tuberculosos e gotosos. É muito indicado também na debilidade pulmonar, nas enfermidades dos pulmões, na prisão de ventre, nas afecções do fígado, nas úlceras cancerosas, herpes, dores reumáticas, hipertensão arterial, anemia. A vitamina A  é ótima para a pele, os olhos, as vitaminas do complexo B encontradas no pêssego, com a B1( tiamina), B2(riboflavina) e B3(nicana), protegem o sistema imunológico, o coração, promove o metabolismo dos alimentos, são importantes na fase do crescimento, da lactação e gestação, combatem inflamações do sistema gastrointestinal e das mucosas e ajudam na formação dos glóbulos vermelhos.

O pêssego ajuda na prevenção do câncer de cólon,  elimina as toxinas do fígado, rins e intestino, combate o envelhecimento precoce e atua no sistema imunológico. Ele promove a saciedade sendo ótimo para quem faz dieta para emagrecer.

O pêssego tem indicação também como colagogo, diurético, depurativo do sangue, desintoxicante. O macerado do caroço triturado regula o fluxo mestrual. Para estancar hemorragias causadas por ferimentos usa-se o caroço moido misturado com gema de ovo, produz bons efeitos também contra hemofilia.

As folhas amassadas exercem efeitos sedativos. As flores em infusão com leite ou água ou em forma de xarope, é um excelente laxante infantil. O infuso é recomendado como vermífugo, diurético e bom contra a coqueluche.

As folhas frescas amassadas ou secas, moídas, tem aplicação externa nas chagas gangrenosas e em toda espécie de erupções cutâneas.

A goma que goteja do pessegueiro, durante o verão, dá bons resultados contra as piores tosses. Usa-se somente meia colher de café em uma xícara de leite quente.

Dicas de consumo do pêssego

O pêssego deve ser colhido maduro e consumido logo depois de apanhado. Se comer em excesso ou quando estiver meio verde torna-se indigesto.

O ideal é comer o pessego ao natural e em intervalos de refeições e não como sobremesa.

Com o pêssego verde ou maduro, faz um delicioso doce de pêssego em calda.  Com o pêssego maduro faz-se geléias, compotas e flans.

Confira receita de suco.

Gostou das dicas sobre o pêssego? Deixe seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Fonte – As frutas na medicina doméstica – A. Balbach.

Assuntos do Artigo:
  • benefícios do pêssego
  • pêssego benefícios
  • beneficios do pêssego para a saúde
  • pessego e bom pra que
  • pessego beneficios para a saude
  • beneficios pêssego
  • pessêgo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (3 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Pêssego: Benefícios Para Saúde, Diabetes, Fígado, Tosses, Hipertensão!


6 Comentários

  1. Excelente!!! Amei. Obtive aqui uma rica informação.

    Muito obrigada!  Deus abençõe.

  2. jesuina disse:

    gostei  de  ler  o  comentário  sobre os  benefícios  do  pêssego é uma fruta  deliciosa  que  eu   amo,  ainda  mais  sabendo sobre  seus  ótimos  benefícios  Deus  abençoe   vc  que  nos  beneficia  com  seus  ricos  comentários obrigada  Jesuina

    • Graci disse:

      OLá Jesuina

      Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre, estamos atualizando diariamente nosso site com novidades e informações variadas, confira visitando-nos.

  3. MARIA ISABEL disse:

    OBRIGADO!

    GOSTEI DE SABER QUE O PESSEGO FAZ TÃO BEM, VOU DIZER PARA MEUS IRMÃOS, POIS TODOS ELES SOFREM DE GOTA.

  4. Romero disse:

    Gostei do escrito,muito fluente e esclarecedor. Não é por acaso que meu organismo sempre exigiu pessego natura ou em calda,pelo visto, pessego nos faz muita falta.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: