Remédios Caseiros

Benefícios dos Chás Caseiros – Como Preparar e Indicação para Tosse, Cólicas, Azia, Vermes, Má Digestão, Fígado

Benefícios dos Chás Caseiros

Beber chá é um ato necessário, eles são terapêuticos, cada um deles tem uma indicação para um tipo de problema de saúde, doença e tudo baseado em estudos científicos que comprovaram seus benefícios para saúde. Os mais comuns são chá de hortelã, chá de erva-doce, de erva-cidreira, chá de boldo e muitos outros chás caseiros muito bons, fáceis de preparar e muitos deles com alivio imediato dos sintomas.

Confira benefícios de vários chás caseiros abaixo, entenda para que são indicados e como ajudar a tratar doenças respiratórias, gases, cólicas, problemas digestivos, resfriados, vermes, má digestão, acalmar bebês e muito mais.

Benefícios dos Chás Caseiros

Erva cidreira

Chá calmante, sedativo, ótimo para tratar afecções do estômago, gastrite, combate cólicas, um excelente relaxante muscular.

Limão com erva cidreira emagrece. O chá da erva cidreira ou melissa como também é conhecida, combate má digestão nervosa com queimação e azia, tosses e resfriados, melhora a circulação do sangue, combate o estresse. A erva tem sido muito usada em cosméticos.

Contraindicações da erva cidreira

Pessoas com hipotireoidismo ou pressão baixa devem evitar a erva cidreira ou melissa.

sementes-de-erva-doce-chás-caseiros-para-cólicas-gases

Erva doce

De sabor e aroma agradável, a erva doce é muito usada na culinária, como no bolo de fubá, linguiças e receitas com molho de calabresa e azeitonas, pães, broas, etc. Também conhecida como Anis-doce e funcho, a erva doce é de fácil cultivo e se espalha pelas sementes. A planta rebrota, sendo indicada a poda próxima a raíz.

Os nutrientes da erva doces são vários como vitamina A, do complexo B e C além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, cobre, sódio, zinco, fibras.

Seu efeito terapêutico é reconhecido no tratamento e eliminação de gases, e no combate de cólicas principalmente para bebês récem-nascidos. A erva doce combate cólicas, melhora a digestão, o humor, com propriedades vermífugas, estimulantes, antir-eumáticas, relaxante e estimulante. A erva doce ou funcho combate insônia, inflamação dos olhos e favorece a lactação. Se uso é frequente em produtos de higiene pessoal e cosméticos.

folhas-de-boldo-chás-caseiros-para-digestão-azia

Boldo

O boldo é indicado para melhorar as funções hepáticas, ou seja, do fígado, indicado para má digestão e problemas na vesícula biliar. Digestivo, fortalece o estômago e nervos, combate insônia e ajuda limpar a pele.

Temos no Brasil o boldo miúdo ou chinês e o boldo da terra, de folhas aveludadas e grandes. O boldo legítimo é o boldo do Chile, que é uma árvore com folhas verdes escuras e brilhantes, difícil de encontrar no Brasil na versão fresca, somente o chá das folhas secas podemos encontrar em casa de produtos naturais.

foto-de-folhas-de-capim-santo-chás-caseiros-calmante

Capim santo ou capim cidreira

Muito indicado como calmante e sedativo e em cólicas, a erva indiana é aromática, tem folhas compridas e finas e é muito usada em chás caseiros e na culinária. Rico antioxidante, antimicrobiano, ótimo terapêutico.

O capim santo é analgésico, calmante, diurético, laxante, combate cólicas menstruais, ansiedade e depressão e é expectorante. Seu aroma é agradável e suave.

Espinheira santa

Ótimo como digestivo, combate azia, queimação, má digestão, gastrite, úlcera e ainda ajuda emagrecer.

Guaco

foto-de-folhas-de-guaco-xarope-e-chás-caseiros-Planta trepadeira com folhas ovais e brilhosas de um verde intenso que tem efeito expectorante muito usado no preparo de chás caseiros e xaropes para tratar bronquite e tosses fortes. As folhas de guaco são usadas ainda para combater febres, reumatismo, gota, sífilis.

Chá de guaco

Para preparar o chá de guaco o indicado é usar 10 gramas das folhas para 1 litro de água e beber 1 xícara das de chá ao dia.

folhas-de-hortelã-xarope-e-chás-caseiros-para-vermes-

Hortelã

Digestiva, combate gripes e resfriados, cálculos da vesícula, gases, palpitações, é expectorante, cólicas do útero, indicada para dor de dente, onde se aplica o sumo das folhas.

A hortelã ajuda combater vermes intestinais de crianças, ajuda aumentar o leite das lactantes.

Escreva seu comentário sobre as dicas de chás caseiros.

Assuntos do Artigo:
  • fotos de chás caseiros

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.