Scroll Top

Alimentação

Benefícios e Nutrientes do Almeirão – Receita de Remédios Caseiros com Almeirão

Benefícios e Nutrientes do Almeirão

Um tipo de chicória, o almeirão é de origem Européia e Asiática com tipos variados (tipos do almeirão) e um vegetal rico em nutrientes. De sabor amargo, principalmente quando refogado. Assim como os nutrientes, os benefícios do almeirão são muitos, uma hortaliça que deve fazer parte da nossa dieta com mais freqüência.

O almeirão é aliado em dietas para emagrecer, melhora a digestão, dores nas articulações, é diurético e tem muitos outros benefícios que vamos citar abaixo. Por ser rico em nutrientes e substâncias terapêuticas seus efeitos benéficos à saúde são reconhecidos. Veja abaixo tudo sobre o vegetal, os benefícios e nutrientes do almeirão.

benefícios-nutrientes-do-almeirão

Benefícios e nutrientes do almeirão

Os nutrientes do almeirão são vários, como vitamina A, B¹, B², B5 e C e sais minerais como o potássio, sódio, fósforo, cálcio, silício e cloro. Encontramos no almeirão proteínas, água, hidratos de carbono, e gorduras.

Benefícios do almeirão

De sabor amargo, mais quando refogado, o almeirão traz com o amargo, substâncias que agem como tônica, adstringente, aperitiva e contra a febre. Outro efeito é sua ação benéfica ao fígado, a função biliar e afecções da pele causada por problemas no fígado.

O almeirão contém uma substância conhecida como nitro, que ajuda no combate de doenças estomacais e azia, é diurético, combate a retenção de líquidos, é ótimo para os rins, depurativo, digestivo e indicado para limpar e purificar os rins e o estômago e ajudar a tratar hemorróidas. O almeirão ajuda combater o câncer do estômago e cólon.

No combate dos vermes, tem ação laxante leve e contra intestino preguiçoso, combatendo a atonia intestinal. No tratamento da hipocondria e icterícia também é recomendado o almeirão.

Detox, ajuda eliminar as toxinas do sangue, prevenindo doenças do coração, angina e hipertensão. Antiinflamatório, o vegetal trata inflamação nos olhos, na pele, melhora reumatismo e artritismo. Expectorante, ajuda combater catarros com sangue, usando o suco da raiz. Veja abaixo algumas receitas caseiras de remédio com a ação dos nutrientes do almeirão.

tipos-de-almeirao-nutrientes-do-almeirão-roxo-de-arvore

Suco da raiz do almeirão

Bater a raiz fresca com água, coar e beber 4 colheres das de sopa ao dia.

Com a raiz seca do almeirão, o indicado é picar 50 gramas da raiz seca do almeirão e ferver com 1 litro de água, até reduzir pela metade. Tomar 1 colher das de sopa a cada duas horas.

Cura do almeirão

Tomar suco de almeirão diariamente e comer as folhas cruas em forma de salada durante 30 dias. Este tratamento é recomendado para limpar o sangue.

Para melhorar a digestão, o indicado é saborear folhas de almeirão com sal e azeite de oliva. As folhas podem ser cruas em forma de saladas ou cozidas.

Receita almeirão cozido com batatas

Uma receita ótima com almeirão cozido é cozinhar batatas em cubos até amolecer, refogar o almeirão picado grosseiramente com azeite, alho e as batatas cozidas. Servir em seguida.

Como recheio de pão francês fresco, no recheio de esfihas, pastel, na sopa. A dica é cozinhar o mínimo possível para manter a maior parte dos nutrientes.

Como refogar almeirão sem perder os nutrientes

Lavar bem as folhas, deixar de molho com 1 colher das de sopa de água sanitária em 1 litro de água limpa, esperar 15 minutos, escorrer, lavar novamente com água potável e picar a gosto.

Dourar num fio de óleo 3 dentes de alho, colocar o almeirão picado mantendo o fogo alto e a panela destampada para não criar água. Colocar o sal, mexer rapidamente e desligar o fogo. Não deixar cozinhar muito e nem amolecer demais as folhas, dá somente um “susto” no almeirão.

A melhor forma de aproveitar os nutrientes do almeirão é comendo suas folhas cruas.

Escreva seu comentário ou dúvidas sobre a matéria falando sobre os benefícios e os nutrientes do almeirão.

Assuntos do Artigo:
  • como fazer almeirão
  • quais os beneficios do almeirão

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Benefícios e Nutrientes do Almeirão – Receita de Remédios Caseiros com Almeirão!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: