Scroll Top

Alimentação

Benefícios do Orégano para Saúde – Substâncias e Vitaminas Antioxidantes da Erva para Tratar Doenças

Benefícios do Orégano para Saúde

Da família das Lamiaceae, o orégano (Origanum vulgare L.) também é conhecido como orégão, manjerona-selvagem, manjerona-rasteira e manjerona-bahiana. Planta de fácil cultivo, ter um vaso de orégano em casa ou apartamento é muito fácil, e poder diariamente colher as pequenas folhas e colocar sobre nossas receitas e pratos é muito saudável, veja porque abaixo.

São muitos os benefícios do orégano para a saúde, um tempero comum, aromático muito usado em pizzas e que pode ser muito útil como terapêutico se usado com mais frequência nos pratos diários. O orégano pode ser usado no chá para vários fins e benefícios para saúde, pode fazer parte do tempero de carnes vermelhas, aves, peixes, caldos, sopas, molhos com resultados incríveis.

tudo-sobre-benefícios-do-orégano-

O uso do orégano como remédio caseiro e natural tem ganhado espaço a cada dia e seu uso tem sido divulgado para ajudar o maior número possível de pessoas, já que é uma erva de custo baixo, de fácil acesso e com resultado positivo e eficiente no tratamento e prevenção de muitas doenças e problemas de saúde.

Benefícios do orégano para saúde

O orégano tem ação antioxidante enorme, com mais de 200 substâncias que agem contra os radicais livres, contra o envelhecimento precoce, contra doenças crônicas, contra o câncer, ele elimina ainda toxinas do nosso corpo e os efeitos do estresse.

Como terapêutico, os benefícios do orégano são obtidos em forma de chás, in natura, em pó, xarope, tintura e até pomada.

tudo-sobre-benefícios-do-orégano-para-saúde

Como digestivo e nos distúrbios do estômago, o orégano é muito usado em forma de chá. O orégano é indicado no caso de úlceras estomacais para combater suas causas.

Os benefícios do orégano são usados contra gases, contra espasmos ou cólicas do intestino, estômago, da bexiga e uterina.

Como expectorante das vias respiratórias no tratamento bronquite, asma, tosse, gripes em crianças e adultos e também nas secreções estomacais.

Para acelerar o metabolismo, controlar a pressão arterial, cuidar da saúde do coração, melhorar o sistema imunológico, o orégano é recomendado.

No tratamento de feridas ou irritação da pele é empregado o orégano fresco em cataplasmas, compressas ou cozido.

Para o chá em infusão o indicado é usar 2 colheres das de sopa de orégano fresco para 1 litro de água fervente, tampar e esperar amornar. Beber 2 a 3 xícararas das de chá ao dia.

Nutrientes do orégano

São substâncias saudáveis e importantes à saúde humana que o orégano nos fornece, como vitaminas A, K, minerais como o manganês, ferro, cálcio, potássio, fibras, ômega 3, tymol, carvacrol, tanino, cimeno, linalol, flavonóides, polifenóis, antioxidantes importantes à saúde. No orégano encontramos óleos essenciais, ácidos orgânicos, minerais e vitaminas.

Contra-indicação do orégano

Não usar na gestação devido seu efeito abortivo e emenagogo.

O orégano minimiza a absorção do ferro, portanto deve ser ingerido no minimo 2 horas antes de alimentos ricos em ferro ou suplementos de ferro.

Pessoas com alergia aos seus componentes.

Comer in natura, sobre os alimentos prontos é a melhor forma de aproveitar todos os benefícios e nutrientes do orégano, afirma estudos da Unicamp.

Escreva seu comentário sobre os benefícios do orégano para a saúde.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Benefícios do Orégano para Saúde – Substâncias e Vitaminas Antioxidantes da Erva para Tratar Doenças!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: