Scroll Top

Alimentação

Benefícios do Tomate para Saúde – Nutrientes, Remédios Caseiros, Como Cultivar

Benefícios do Tomate para Saúde

Veja aqui no Essas e Outras os benefícios do tomate para saúde, vegetal da famílias das Solanáceas, originário da América do Sul, um fruto  rico em nutrientes, e muitos efeitos terapêuticos, com estudos que comprovam sua eficácia. O tomate ajuda no combate e prevenção do câncer da próstata, sendo um alimento muito indicado para os homens, mas qual é a melhor forma de aproveitar seus benefícios na prevenção do câncer de próstata?

Veja também quais são os nutrientes do tomate e como aproveitar com as vitaminas, minerais, fibras, os benefícios do tomate para saúde. Separamos algumas dicas de receitas com tomate, como fazer um delicioso molho de tomate caseiro, que tomate usar, e como este vegetal suculento e saboroso pode ser cultivado em casa num vaso ou num cantinho da jardineira. É possível plantar tomate orgânico em pequeno espaço, como apartamento na cidade, e cada pé de tomate pode render uns bons quilos do vegetal.

tudo-sobre-benefícios-do-tomate-para-saúde-vitaminas-remédios

Nutrientes do tomate

Pouco calórico, a cada 100 gramas de tomate temos 20 calorias. Ele têm proteínas, água, hidratos de carbono, vitaminas A, B¹ (Tiamina), B²(Riboflavina), B5 (Niacina) e C. Os sais minerais encontrados no tomate são  potássio em grande quantidade, sendo 275,00 a cada são 100 gramas, tem também o potássio, sódio, cálcio, cloro, enxofre e ferro.

Temos variedades de tomate e todas ricas em nutrientes, mudando somente sua aparência, os tomates mais conhecidos são o italiano (ideal para molhos), Carmem, Caqui, Débora, Cereja, Sweet grape, Holandês, tipos de tomates mais conhecidos. Existe também o tomate roxo, verde, amarelado, alaranjado e rosado, o tomate momotaro.

Benefícios do tomate para saúde

O tomate é depurativo do sangue, alcalino, laxante, tônico, combate tuberculose.

O tomate é antisséptico, antibacteriano e curativo, ajudando desinfetar úlceras, feridas e picadas venenosas.

Ótimo para crianças e adultos, o tomate fortalece os ossos, ajuda no desenvolvimento e crescimento.

Seu efeito laxante é indicado para combater prisão de ventre, agindo como refrescante intestinal.

Nas doenças do fígado, o tomate protege o fígado e combate cálculos dos rins e figado, o recomendado para este fim é o tomate cru, in natura.

Nas afecções da garganta, inflamações internas, da pele causada pelo artritismo.

Como digestivo, o tomate combate a acidez estomacal e do sangue, combatendo assim afecções da pele, reumatismo, artritismo, gota.

 Rico em potássio, o tomate ajuda controlar a pressão arterial, melhora o metabolismo do açúcar, gorduras e proteínas e na construção muscular.

O cálcio e o magnésio, minerais do tomate, agem nos ossos,  e nos dentes, o cálcio como base dos ossos e o magnésio dando fortaleza a eles.

O licopeno é um antioxidante encontrado no tomate, que protege o sistema cardiovascular e o câncer de próstata. Quanto mais vermelho o tomate, mais rico em licopeno.

Estudos sobre os benefícios do tomate

Pesquisadores britânicos afirmam que o consumo regular de tomates diminue 20% os riscos de câncer de próstata em homens. O recomendado é consumir mais de 10 porções de tomate por semana segundo estudiosos das Universidades  de Cambridge, Bristol e Oxford. O tomate pode ser ingerido em forma de salada, suco ou quente em molhos ou refogados. O tomate cozido em altas temperaturas tem o licopeno potencializado, melhorando seu efeito benéfico à saúde.

Segundo estudos britânicos, o licopeno encontrado no tomate é antioxidante, anticancerígeno, que age protegendo as células e o DNA. O licopeno combate os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, melhoram o cabelo, a pele, as unhas.

Remédios caseiros com tomate

Suco de tomate com salsa combate artritismo.

Suco de tomate cru ou cozido combate queda de cabelo e caspa, a dica é massagear o couro cabeludo com a mistura.

Pedaços de tomate amenizam calos e verrugas, a dica é aplicar a polpa do tomate durante a noite e deixar agir.

benefícios-do-tomate-para-saúde-como-plantar-tomate-

Para tratar afecções da garganta, amigdalite, a dica é fazer suco de tomate verde e fazer gargarejos.

Para combater nefrite, a dica é tomar diariamente uma a duas xícaras das de chá de suco de tomate com três talos de aipo.

Cataplasma de tomate ajuda curar feridas e úlceras.

Em inflamações, a dica é usar folhas do tomateiro levemente amassadas e assadas.

Rodelas de tomate combatem hemorróidas, tumores, inflamações do olho.

Dicas de receitas com tomate

Saladas, sucos, molhos  são receitas ótimas com tomate e que potencializam seus efeitos terapêuticos e a ação dos seus nutrientes.

Como cultivar tomate em vasos

Fácil de cultivar, o tomateiro nasce sozinho na maioria dos casos, basta uma copostagem orgânica com restos de vegetais crus e com sementes de tomate para nascer espontâneamente muitos pezinhos de tomate orgânicos, que podemos debastar a maioria e deixar os mais fortes, mudando se necessário para vasos, jardineiras ou conduzí-lo onde nasceu. Um tomateiro bem cuidados pode render + ou – 5 kg de tomates.

Veja como cultivar tomates em casa.

Gostou das dicas dos benefícios do tomate para saúde e como ele pode fazer parte do nosso dia a dia com muita qualidade

Assuntos do Artigo:
  • costelinha de porco com creme de leite mais voce

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Benefícios do Tomate para Saúde – Nutrientes, Remédios Caseiros, Como Cultivar!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: