Educação Musical

Biografia de Frédéric François Chopin – Compositor e Pianista Polonês

Biografia de Frédéric François Chopin – Compositor e Pianista Polonês

Frédéric Chopin

 

Frédéric François Chopin foi um compositor Polonês e um pianista virtuoso, que nasceu no dia 22 de fevereiro de 1810, na aldeia de Zelazowa Wolam, perto de Sochaczew, na região de Mazovia, ducado de Varsóvia.

Segundo filho do professor francês Nicolas Chopin e da pianista Justina Krazizanovska, Chopin foi levado à Varsóvia por seus pais após 10 meses do seu nascimento. Teve uma infância culta, entre nobres e a burguesia e mostrou talento musical desde pequeno.

Aos seis anos passou a ter aulas de piano com o professor Adalbert Zwini, onde teve contato com obras de Bach e Mozart. Aos sete anos, Chopin já havia composto duas polonaises. Aos oito anos fez seu primeiro concerto público e viu sua primeira obra,  publicada.

Estudou no Liceu Fryderyk Varsóvia onde seu pai era professor, e ao mesmo tempo continuava suas aulas de piano.

Na Escola Superior de Música de Varsóvia estudou teoria musical, baixo cifrado e composição. Terminou seus estudos na Hight School em 1829.

Em 1830, dias antes de eclodir a Revolução Polonesa contra a ocupação russa Frédéric Chopin partiu para Viena, onde viveu sob o regime autoritário de Metternich.

Em junho de 1831, Chopin passou a viver em Paris, onde se integrou a elite local, conhecendo músicos consagrados como Cherubini e Rossini e também compositores da sua geração como Mendelssohn, Berlioz, Schumann e Franz Lizst.

Frédéric Chopin é considerado um dos maiores compositores para piano. Foi o compositor do período Romântico que mostrou maior compreensão do caráter a das possibilidades do piano.

As suas principais obras são dois concertos e algumas outras peças longas para piano com orquestra, três sonatas, vinte e sete estudos, quatro scherzos, quatro baladas, vinte e quatro prelúdios, três impromptus, dezenove nocturnos, numerosas valsas, mazurcas e polonaises.

A música de Chopin transparecia um sentimento patriótico atropelado pela crueldade, a sua vida atormentada por sonhos não realizados, sofrimentos físicos, deslizando uma melancolia clara.

Frédéric Chopin Morreu em 17 de outubro de 1849 aos 39 anos de idade.

Chopin foi sepultado no cemitério de Père Lachaise, em Paris. Seu coração foi colocado dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz em Varsóvia, conforme se pedido.

Gostou? Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.