Livros e Literatura

Biografia de Jorge Amado: Principais obras, romances proletários e novela

Biografia de Jorge Amado –  Principais obras, romances proletários e novela

Jorge Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912, no distrito de Itabuna, Bahia. Apesar de ter sido alfabetizado pela mãe, freqüentou a escola no município de Ilhéus, aonde teve que conviver com a palmatória rigorosa de uma professora pouco paciente. Ainda assim não desistiu dos estudos e conseguiu apoio de um padre, que passou a lhe fornecer livros de autores portugueses e assim contribuiu para a sua inserção no mundo da literatura.

Biografia de Jorge Amado

jorge-amado-biografia

A carreira de Jorge como literato engajado teve início após seu ingresso na universidade, quando também houve o seu contato com o ideário comunista, na década de 30. Seu interesse em promover mudanças sociais fez com que ele se filiasse ao Partido Comunista e passasse a buscar, através de suas obras, denunciar a desigualdade social e as injustiças tão presentes no país.

Entre suas obras mais conhecidas podem ser destacadas: País do Carnaval (1931), Cacau (1933), Jubiabá (1935), Capitães da areia (1937), Terras do sem-fim (1943), Gabriela, cravo e canela (1958) e Dona flor e seus dois maridos (1966).

Em toda a sua obra podem se distinguir os chamados “romances proletários”, que retratam a vida baiana de modo crítico e engajado politicamente, e mais ao fim de sua carreira, novelas que são verdadeiras crônicas de costumes, nas quais é abandonado o discurso ideológico e o autor parece se render aos atrativos de uma Bahia mais estereotipada.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • principais obras de jorge amado

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.