Crochê e tricô

Botinha de Bebê de Crochê Sanfonado, Barra e Ponto Concha – Receita PAP

Botinha de Bebê de Crochê

Linda, delicada, para menino ou menina, esta botinha de bebê com pézinho sanfonado ou em ponto barra 1×1 e cano em ponto conchinha. Um trabalho de crochê para o enxoval do bebê feito à mão, mais uma receita simples de fazer e muito bonita.

Confira abaixo como fazer a solinha desta botinha de bebê em crochê, como fazer as laterais deste sapatinho em ponto barra e o caninho em ponto fantasia, que na receita é ponto conchinha, mas pode ser variado a gosto. Veja receita Passo a passo e aprenda mais esta peça linda de crochê para vender, presentear ou fazer para seu bebê ou netinho.

pap-da-botinha-de-bebê-de-crochê-ponto-barra-e-conchinha

Botinha de bebê de crochê PAP

Material

  • 1 novelo de Lã Keamor ou outra similar
  • Agulha de crochê 2 ( Para pontos apertados usar agulha 1.75)

Abreviações

Carreira – carr; correntinha – corr; ponto baixíssimo – pbx; ponto baixo – pb; meio ponto alto – mpa;  ponto laçada – pl; ponto alto – pa.

Receita PAP Botinha de bebê de crochê

Solinha

1ª carr – Fazer 17 corr, contar 4 corr e na 5ª corr fazer 1 pa. Seguir fazendo 1 pa em cada uma das corr somando 14 pa, sendo que no último, fazer mais 7 pa na mesma correntinha, somando 8 pa do canto da solinha. Virar e trabalhar 1 pa em cada uma das corr do outro lado e fazer 7 pa na última corr, formando mais 8 pa no mesmo ponto para o outro canto da solinha do sapatinho de crochê,  arrematar a carr com 1 pbx,  ficando (8pa na mesma corr; 12 pa de cada lado; 8pa na mesma corr). Ver foto abaixo.

receita-botinha-de-bebê-de-crochê-ponto-barra-e-conchinha2ª carr – subir 3 corr; 1 pa em cada um dos 12 pa seguintes; 2 pa em cada um dos 8 pa do canto; 1 pa em cada um dos próximos 12 pa; 2 pa em cada um dos 7 pa seguintes, 1 pa na base das primeiras 3 corr, arrematar a carr com 1 pbx, ficando (16 pa nos canto e 12 pa em cada uma das laterais).

3ª carr – subir 2 corr, 1 mpa em cada um dos 12 pa da carr anterior; nos cantos, trabalhar intercalando 2 mpa, 1 mpa em cada pa de base; continuar com mpa em cada um dos 12 pa laterais e finalizar o outro canto intercalando 2mpa e 1 mpa em cada um dos 16 pa do canto, arrematar a carr com 1 pbx, ficando 12 mpa nas laterais e 24 mpa em cada canto da solinha.

Laterais da botinha de crochê

1ª carr – subir 3 corr, 1 pa em cada um dos mpa de base pegando a corr na laçada de trás, dando a volta toda da solinha, somando 72 pa. Arrematar a carr com 1 pbx.

2ª carr – começar as laterais com o ponto sanfonado ou ponto barra 1×1. Passar a agulha pela frente do pa, subir 2 corr; 1pa pegando por trás do pa de base, intercalando até o final da carr de 72 pa, arrematar a carr com 1 pbx. É importante manter 72 pa ou em outro tamanho de sapatinho o número par no ponto barra, para finalizar certo o ponto barra 1×1.

3ª e 4ª carr – repetir a 2ª carr seguindo o ponto, ponto pego por trás sobre ponto pego por trás e ponto pego pela frente sobre ponto pego pela frente.

5ª carr – nesta carreira começamos as diminuições para dar formato da frente do sapatinho. Dobrar o sapatinho ao meio (ver foto abaixo), pegar uma laçada pela frente do ponto de base, (seguindo o desenho do ponto como nas 3 carreiras anteriores), subir 2 corr e continuar trabalhando em ponto barra os 11 pontos seguintes ou até sobrar 7 pontos em relevo até a frente  do sapatinho dobrado.

pap-botinha-de-bebê-de-crochê-ponto-barra-e-conchinhaNos próximos 7 pontos em relevo (14 pontos barra), do sapatinho dobrado, fazer as diminuições, trabalhando 1 ponto relevo pegando pela frente deixando a última laçada na agulha, pegar por trás o ponto ao lado e juntas os dois pontos na última laçada (1 Diminuição), repetir a diminuição em 7 pontos relevos mais 6 do outro lado, dando um formato na frente do sapatinho. Seguir acompanhando o ponto até o final da carr.

como-fazer-botinha-de-bebê-em-crochê-laterais-6ª carr – trabalhar ponto de barra até faltar 7 pontos em relevo, diminuir somente os pontos à frente do trabalho, fazendo 7 diminuições mais 6 do outro lado do sapatinho. Seguir trabalhando o ponto barra até o final da carreira.

receita-pap-botinha-de-bebê-em-crochê-pézinho-sanfonado7ª carr – trabalhar 12 pontos de barra, fazer 7 pontos de barra nos 7 pontos relevos da frente, mantendo as últimas laçadas na agulha, juntando tudo no último ponto. Seguir a carreira em ponto barra 1 x1, arrematar com 1 pbx a carreira.

Caninho da botinha de bebê em crochê

Seguir com ponto fantasia. No modelo foi feito o ponto conchinhas com 5 laçadas.

receita-pap-botinha-de-bebê-em-crochê-ponto-barra-e-concha1ª carr – começar voltando, trabalhando pelo lado de dentro do sapatinho, para que as conchinhas fiquem com o efeito mais fofo por fora do trabalho. Este ponto concha pode ser  usado no direito ou avesso. Começar com *1 pb, pular 2 pontos de base, 5 pontos laçadas ou meio ponto alto alongado no mesmo ponto, pular 2 pontos de base, 1 pb no próximo ponto de base*, repetir de * a * até o fim da carreira. Formar 8 conchinhas em cada botinha.

2ª carr – 1 corr, 1 pb sobre o ponto baixo;* 2 corr, 1 pb na 3ª laçada do leque; 2 corr, 1 pb no próximo pb*; repetir de * a * até o fim da carr; arrematar com 1 pbx no pb.

3ª carr –  3 corr, 4 pl no mesmo ponto de base; (espaço entre uma concha e outra); 1 pb no pb seguinte;* 5 pl no próximo pb; 1 pb no próximo pb*; repetir de * a * até o final da carr, arrematar com 1 pbx na 3 corr.

4ª e demais carr – repetir a 2ª e 3ª carreiras. Fazer 8 carr.

Para as meninas, a dica é colocar fita na última carreira do ponto barra 1×1, bordar ou decorar com mini flor.

Para os meninos, colocar fita ou um cordão feito de lã na última carreira do ponto barra 1 x1.

Escreva sua dúvida, dica ou comentário.

Assuntos do Artigo:
  • Lembranças recicladas do dias das crianças
  • Atrizes mirim pelada
  • cristo redentor para pintar
  • desenho do cristo redentor
  • Fruta que emagrece
  • Piadas engraçadíssimas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.