Resumos

Brasil, um País Continente – Resumo de Geografia

Brasil, um País Continente – Resumo de Geografia

O Brasil é um país de dimensões continentais, pois tem uma superfície de 8.514.215 km2, enquadrando-se entre os cinco maiores países do mundo.

O país ocupa a região centro-oriental da América do Sul. Apresenta uma extensa área de fronteiras terrestres, cerca de 15.735 km, limitando-se com quase todos os países sul-americanos (com exceção do Chile e do Equador). Além disso, o Brasil tem uma extensa orla marítima (7.367 km), banhada pelo oceano Atlântico.

O Brasil localiza-se a oeste do meridiano de Greenwich, ou seja, é um país localizado no hemisfério ocidental. 7% de suas terras são encontradas no hemisfério norte (setentrional) e 93% no hemisfério sul (meridional). Cortado pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical, e o restante na zona temperada do sul.

resumo-de-geografia-brasil-um-país-continente

A REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA

O Brasil engloba diferentes aspectos naturais, humanos e econômicos. Costuma-se dividir o Brasil de acordo com a relativa homogeneidade observável em determinadas áreas. Para efeito administrativo, adota-se a divisão em cinco macrorregiões, criada com a finalidade de levantar dados estatísticos que possibilitassem um conhecimento mais empírico da realidade brasileira. Para efeito de análise, entretanto, utiliza-se também a divisão em três complexos regionais, elaborado pelo geógrafo do IBGE Pedro Pinchas Geiger.

  • AS MACRORREGIÕES

A República Federativa do Brasil, segundo a Constituição de 1988, compõe-se de 27 unidades políticas, sendo 26 estados e um Distrito Federal, onde se localiza a sede do governo. A divisão regional do país proposta pelo IBGE, respeitando os limites dos estados da federação, distribui essas 27 unidades em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os critérios para a distribuição são os seguintes: a análise da população, a forma de ocupação do solo, a hierarquia urbana, os hábitos e as tradições de produção e consumo, o nível cultural médio dos grupos sociais e o estágio de desenvolvimento das diversas áreas.

A região Norte é a maior de todas, com sete estados, que ocupam 45,3% do território nacional, e uma pequena população, que representa apenas 7,2% do contingente da população brasileira. A região apresenta os principais cursos d’água, a economia é voltada para as atividades extrativas vegetais e minerais. O número de cidades é pequeno.

A região Centro-Oeste é a segunda em área territorial, com três estados e o Distrito Federal, ocupando 18,86% da área do país. A população é muito pequena, a menor do país por região, que apresenta apenas 6,6% do total nacional. É uma região pouco povoada, ou seja, apresenta uma densidade demográfica pequena (6,4 hab./km2), e a população é urbana (81,3% das pessoas vivem em áreas urbanas), taxa inferior apenas à do Sudeste. A região é grande fornecedora de produtos agropecuários.

A região Nordeste possui nove estados e ocupa 18,27% do território nacional, sendo à terceira região mais extensa do país. Sua população é a segunda maior por região, representando 28,9% dos habitantes. Apresenta grande concentração populacional na faixa oriental. A agropecuária é sua principal atividade econômica, tanto em valor de produção como na quantidade de mão-de-obra empregada.

A região Sudeste, com quatro estados, é a quarta em extensão. Ocupa 10,85% do território nacional e concentra 42,5% da população, com participação de mais de 75% da renda nacional. É a região mais industrializada do país.

A região Sul é a menor região brasileira, composta por três estados e ocupa apenas 6,76% do território nacional. Sua população, porém, é a terceira maior população do país, representando 14,8% do total. A agricultura é bastante moderna e diversificada, e é a segunda região mais industrializada do país.

resumo-de-geografia-brasil-um-país-continente-2

  • A DIVISÃO EM COMPLEXOS REGIONAIS

Uma das diferenças mais marcantes entre a regionalização do Brasil, proposta pelo IBGE, e a divisão em três complexos regionais – Amazônia, Nordeste e Centro-Sul – é que esta não segue necessariamente os limites das fronteiras estaduais, pois seus critérios incluem fenômenos sociais e econômicos cujo dinamismo implica uma delimitação espacial que se modifica muito.

O complexo regional da Amazônia apresenta como principal característica o seu quadro natural. O clima quente e chuvoso e a presença de uma das mais exuberantes paisagens vegetais do planeta, a floresta equatorial, são exemplos das principais características desse complexo. Além disso, abrange quase 60% do território nacional, mas apenas 7% da população do país.

O complexo regional do Nordeste tem uma área equivalente a pouco mais de 15% do país e uma população que corresponde a 25% do total de brasileiros. O principal caracterizador da região, o que lhe dá homogeneidade, é o quadro socioeconômico. Os indicadores sociais nesse complexo são todos abaixo da média nacional.

O complexo regional do Centro-Sul abrange uma área de quase 25% do país e concentra cerca de 68% da população brasileira, sendo a região mais populosa e mais povoada. É o complexo mais dinâmico, considerando a economia nacional, em praticamente todos os setores de atividade. Nele estão concentrados os investimentos em produção agrária, produção industrial, em desenvolvimento tecnológico, pesquisa científica, infra-estrutura, transportes e energia. É o complexo que oferece as melhores condições de vida a seus habitantes.

resumo-de-geografia-brasil-um-país-continente-3

Escreva seu comentário sobr eo resumo de geografia sobre o Brasil, um país continente.

Fonte: Silva, Vagner Augusto da. Geografia do Brasil e geral: povos e territórios: volume único – 1 e.d. – Escala Educacional, 2005.

Assuntos do Artigo:
  • Brasil país continente
  • BRASIL-País-continente
  • O brasil e um pais continente
  • o brasil no continente resumo

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.