Comportamento

Brigas e Ciúmes entre Irmãos, Como Lidar, Dicas para Pais

Brigas  e Ciúmes entre Irmãos, Como Lidar, Dicas para Pais

brigas-e-ciúmes-entre-irmãos-o-que-fazerAs brigas entre irmãos provocada por ciúmes é muito comum e acontece nas melhores famílias. O que fazer para aliviar a tensão e os problemas resultantes do ciúmes entre irmãos?

O que os pais mais desejam é ver seus filhos unidos, felizes, em paz, livres de desavenças e brigas infundadas, porém, parece ser um esforço em vão, quanto mais explica que ama os filhos da mesma maneira e que quer ser justo com todos, sempre uma questão é levantada e continua os ciúmes entre irmãos.

A maioria da briga e ciúmes entre irmãos é pelo amor e atenção dos pais e veem nos irmãos concorrentes por este amor, desde pequenos. Este sentimento se não trabalhado pode ser levado à vida adulta.

Muitas vezes os pais entram nestas disputas entre irmãos, que são as vezes por bens materiais, presentes e  carinho, tentando seu justo e se tornam verdadeiros "escravos" destas rixas na tentativa de amenizar este conflito.

Existem casos de irmãos que querem tudo exatamente igual ao do outro, já em outras situações é o contrário, querem ser diferentes em tudo.

Na tentativa de unir a família e manter a paz no lar, muitos erros são cometidos por falta de informação. Separamos para você algumas dicas de como se comportar diante da situação de brigas de ciúmes entre irmãos, confira:

Como evitar ciúmes entre irmãos

 – cada um de nós temos nosso momento de ganhar atenção, presentes, carinho, é nossa vez, nosso dia, nosso aniversário por exemplo, ou nossa formatura, entre tantas ocasiões que merecemos uma atenção especial. Neste momento os pais não devem alimentar cenas de ciúmes entre irmãos, tentado dar também ao outro, o que é de direito a um deles. Aos poucos ele compreenderá que foi o momento do outro e participará também.

 – tenha sempre um espaço de tempo separado para cada um, com atenção, carinho, conversa para saber o que se passa com ele, mostrando seu interesse e amor, sem preocupar-se com que o outro está pensando, cada um terá a sua vez de ter atenção no momento exato, onde será o foco. Mas cuidado, não se esqueça de nenhum, todos os filhos tem problemas secretos e merecem um olhar atento dos pais.

 – os pais sabem e sentem muitas vezes uma fragilidade maior em um dos filhos, ou problema de saúde, ou simplesmente se identificam ou nutrem uma afinidade maior por um deles, apesar de amar todos da mesma maneira. É preciso evitar atitudes que denunciam isto, o que faz aumentar mais a rivalidade entre eles.

 – abra oportunidade para seus filhos expressarem por palavras o que sentem em relação aos irmãos, não diga ou afirme nada por eles. Ao falar, eles expulsam sentimentos negativos, minimizando a necessidade de agressão física.

brigas e ciúmes entre irmãos é normal, deve ser monitorada, mas servem para desenvolver a defesa pessoal se preparando para o mundo. O amor que existe entre os irmãos faz com que as brigas passem e voltem a viver em harmonia, nem que seja por pouco tempo.

Escreva aqui no blog Essas e Outras seu comentário sobre brigas e ciúmes entre irmãos.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.