Educação

Brincadeira de Rua – Queimada, Jogar Pedrinhas, Regras

Brincadeira de Rua – Queimada, Jogar Pedrinhas, Pular Elástico, Regras

Relembrando a Infância, a brincadeira de rua é inesquecível, ficam na lembrança dos momentos felizes e alegres que vivemos no passado. Como resgatar ela hoje, num momento tão tecnológico, onde as crianças, jovens e adultos estão distraídos  com computadores, laptops, smartphones, games, etc…?

brincadeira-de-rua- vamos-brincar-e-ser-feliz-Esta sendo feito uma campanha na web, que começou no Brasil e já chegou ao exterior, despertando as pessoas para trazer de volta no nosso dia a dia a brincadeira de rua, uma forma de se exercitar, se socializar, queimar calorias e se divertir com os amigos na rua.  Por isso, resolvemos falar um pouco sobre elas, suas regras, como brincar, porque e como se divertir muito.

São muitas as brincadeiras de rua que fizeram a alegria da criançada tempos atrás, confira algumas delas algumas regras da brincadeira.

Brincadeira de rua

Vamos começar pela “Queimada”, “Mata Mata”, ou outros nomes dependendo da região do Brasil. Uma brincadeira de rua que pode envolver até 20 pessoas jogando mais um juiz. Cada time terá metade dos jogadores, num espaço bem delimitado, que pode ser retangular  ou quadrado, com um espaço chamado cemitério ou prisão de cada lado,  onde serão colocados os queimados. O campo pode variar de tamanho conforme o número de participantes. Para 12 pessoas, a medida recomendada é de 9m por 9m.

Para começar a brincadeira, um participante de cada time tira par ou ímpar e quem ganhar começa, jogando a bola contra os participantes do outro time na tentativa de queimar. Mãos, pés e cabeça não queimam ou não vale. Quem for queimado vai para o cemitério ou prisão como também é chamado. O time que queimar todos os participantes primeiro vence.

Temos ainda esconde-esconde; pique bandeira, amarelinha, pula corda, bola de gude, correr no saco, pular elástico, jogar pedrinhas, soltar pipa, entre muitas outras brincadeiras de rua. 

Brincadeira de rua – Pular elástico

brincadeira-de-rua-com-elástico-Pular elástico por exemplo é bem bacana. Brincadeira onde duas pessoas ficam com um elástico grande e unido nas pontas, passado na pernas logo acima do joelho ou usando duas cadeiras cercadas pelo elástico. Uma terceira pessoa vai pular para dentro do elástico, para fora, sobre ele, para dentro novamente e fazer um movimento criado pelo grupo, onde o elástico é torcido ou enrolado na perna e retirado num movimento. Quem fizer certinho ganha. (Veja foto acima).

Joga pedrinhas ou cinco Marias

brincadeira-de-rua-com-pedrinhas-cinco-marias-Jogar pedrinhas, ou cinco Marias como é chamado a brincadeira em alguns lugares é uma brincadeira de rua muito boa para meninas ou quem quiser brincar, que se reúne com cinco pedrinhas que você escolhe na rua, o que era fácil encontrar antigamente, devido as ruas de terra, ou fazer saquinhos de tecido com arroz dentro. Uma das pessoas começa a brincadeira, o que era decidido com dois ou um e par ou ímpar.

Para começar a brincadeira, as cinco pedrinhas são jogadas no chão sem espalhar muito e devem ficar onde caíram. Pega-se uma delas  e em seguida começa a 1ª fase do jogo, que é jogar uma pedra para o alto e pegar uma do chão, aparando a pedra que foi jogada no alto, até terminar as quatro pedrinhas.

2ª fase – joga uma pedrinha para o alto e paga duas do chão, pegando também a que vem caindo.

3ª fase – repete a fase anterior com três pedrinhas.

4ª fase – repete a fase anterior com quatro pedrinha.

Em seguida, joga uma pedrinha para o alto e coloque quatro no chão. Jogue novamente a pedrinha para o alto e pegue as quatro do chão.

Em seguida faz um gol com a mão, colocando o polegar e o dedo indicador no chão e neste "túnel", passe cada pedrinha, empurrando três com duas pancadinhas, jogando uma para o alto e pegando e a última deve ser colocada dentro do gol com um só toque.

Por último, jogue as cinco pedrinhas para o alto e pegue-as com as costas da mão. Ganha quem pegar mais pedras.

Conhece alguma brincadeira de rua diferente? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.