Scroll Top

Turismo e Lazer

Butão, País da Felicidade – Cultura, Tudo sobre Dicas para Viagem

Butão, o País da Felicidade

Pouco conhecido pela maioria dos turistas, o Butão é um pequeno reino asiático que se localiza entre a China e a Índia. Com algumas da maiores montanhas do mundo, a região abriga população considerada uma das mais felizes do mundo.

A nação é uma das mais pobres segundo a ONU, mas possui índices nulos de fome, analfabetismo e mendigos nas ruas. Os indicadores de violência são baixíssimos e o soberano, Jigme Khesar Namgyal Wangchuck, é venerado pelo povo.   

 

No Butão qualidade de vida é coisa séria. O Estado tem por obrigação proporcionar ao povo condições de buscar a felicidade e seguir os endinamentos do Budismo. Existe até a política pública da Felicidade Interna Bruta, que procura medir o grau de satisfação da população.   

   

 Para manter o povo de acordo com a política são preservadas as tradições religiosas e há muita preocupação quanto ao meio-ambiente. Um bom governo é crucial e uma boa estrutura econômica também.

As grandes riquezas do reino são os recursos naturais e os templos Budistas. As florestas e os rios do Butão mantêm saudável a biodiversidade da região. Os fortes antigos também são muito presentes, existe um em cada distrito. Eles fazem parte da cultura butanesa.

O povo do Butão é muito simples. Sempre muito tranquilos, eles parecem não ter pressa ou preocupações. Todas as decisões são baseadas no sentimento que proporcionará, se ele for bom, está aprovado! 

Uma das coisas que mais chama atenção no país é a arquitetura. Muito humilde, as construções são feitas de madeira e taipa. As pinturas são um show a parte, sempre retratando dragões, portais e flores, os símbolos do Butão.

A cultura butanesa é cheia de tradições e lendas, e a religião é sem dúvida uma das mais importantes manifestações deste povo. O Budismo Mahayana é garanrido pela Constituição e seus ensinamentos são difundidos desde a infância. O corpo e a mente têm que estar em plena harmonia para que haja paz e não-violência.

Outro traço cultural muito forte é a prática da poligamia, tanto masculina quanto feminina. As pessoas se casam com parentes próximos como primos e até mesmo irmãos. A sociedade é matriarcal.

O vestuário e o artesanato são bem característicos. As cores são sempre vibrantes, já os materiais variam desde prata até madeira e bordados feitos a mão. As roupas de um butanês parecem antigas, o que torna a região perdida no tempo. Os homens usam "gho" – espécie de vestido longo preso na cintura por uma faixa. Os sapatos são sociais e feitos de couro. As mulheres vestem "kira" – uma peça de pano longa e colorida, sustentada na altura dos seios, como um tomara-que-caia. Os ombros são cobertos por blusas de mangas longas e cores vivas.

Se você pretende conhecer o Butão saiba que a melhor época é entre os meses de outubro e maio, quando ocorrem festivais e muitas comemorações tradicionais. Um prato cheio para os turistas.

O idioma oficial é o Dzongkha mas eles também entendem o Inglês. O fuso horário é de 9 horas em relação a Brasília quando não estamos no horário de verão.

Bom, fica a dica. Se você estiver em busca do destino ideal para um retiro espiritual, vá ao Butão!

Assuntos do Artigo:
  • Butão felicidade
  • butão país felicidade
  • tudo sobre butão
  • país butão
  • artigos sobre a felicidade em butão
  • ver foto do país Butão

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Butão, País da Felicidade – Cultura, Tudo sobre Dicas para Viagem!


4 Comentários

  1. Mara Scotti disse:

    Muito interessante este povo vive com a maior simplicidade é bom saber sobre outros povos

  2. Duda disse:

    Muito interessante,um país tão simples,mas ao mesmo tempo tão alegre e tão feliz!…

  3. nanaita disse:

    Quero muito conhecer butão, tanto pelas belezas naturais, cultura, como também para um retiro esperitual, estou precisando muito, encontrei o pais ideal pra desfrutar de tudo isso.

  4. Edeltraud eidt stefanello disse:

    Gostaria de ir ao Butão. Mandem mais infor

    is informações.

     

     

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: