Culinária

Caldos e Sopas – Diferenças, Benefícios e Receitas – Bem Estar

Caldos e Sopas – Diferenças, Benefícios e Receitas – Bem Estar receitas de caldos e sopas

caldos-e-sopas-caldo-de-camarãoAs sopas e caldos são alimentos saudáveis e nutritivos que não devem faltar a nossa mesa.  Um caldo pode ser feito com carnes, feijão, legumes  e verduras e podem ser servidos antes da refeição, sozinhos numa refeição mais leve ou como ingredientes de alguns pratos de risoto, carnes e ensopados.

Os caldos, além de carnes, feijões, podem ser acrsecidos de ingredientes ricos em nutrientes e vitaminas muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como a cebola no feijão no tratamento de doenças cardiovasculares, Mal de Alzheimer e Parkinson, o açafrão na canja que diminue o colesterol alto e o envelhecimento precoce e muitos outras adições que são fundamentais para nosso bem estar.

Os caldo são rápidos de fazer, muito saboroso e de fácil absorção pelo nosso organismo. Já a sopa, difere do caldo quando é acrescida de pedaços maiores de frango, peixes, carnes, legumes e vegetais, virando a sopa, um alimento  de consumo muito saudável.

Para que o sabor dos ingredientes fique na água é recomendado preparar os caldos em panelas comum e não em panela de pressão.

Os caldos e sopas quentes ajudam melhorar os refriados e gripes pois aquecem o nosso organismo melhorando as defesas.

A sopa ou caldo feitos em casa são mais saudáveis, tem menos sódio e é sem conservantes.

Para dietas, prefira caldos e sopas com menos calorias e em menor quantidade.

Caldos ricos em carboidratos ajudam curar ressaca.

 

Confira receita de caldos e sopas do Bem Estar

 

Caldo de carne, legumes ou frango
Ingredientes
1 chuchu
1 abobrinha
1 cenoura
1 talo inteiro de salsão
1/4 do maço de diu
1 cebola inteira com cascas (se não for bater no liquidificador)
1 dente de alho (se for dourar)
3 litros de água
*Para o caldo de carne, prefira as magras, com pouca gordura
*Para o caldo de frango, use o peito ou a sobrecoxa sem pele. Deixe de fora as partes que não são nobres, como as asinhas.

Modo de preparo
– Corte os legumes e a cebola com casca em pedaços grandes. Coloque todos os ingredientes em uma panela com 3 litros de água. O frango deve ser usado inteiro, não é preciso cortá-lo.

– Deixe cozinhar por 30 minutos. Retire os ingredientes e fique com o caldo. Os ingredientes podem ser reaproveitados em outros pratos. O frango pode ser desfiado e os legumes batidos e misturados ao molho de tomate. Esta receita não deve ser feita com carne vermelha, pois ela precisa ser selada antes de colocada na água. Se quiser, bata tudo no liquidificador para o caldo ficar mais grosso e com mais fibras.

– Pique a cebola, esprema um alho e coloque na panela antiaderente sem óleo. Deixe-os dourar, coloque o frango ou a carne para selar. Acrescente 3 litros de água e os ingredientes cortados em pedaços grandes, com casca. Deixe cozinhar por 30 minutos. Retire os ingredientes e deixe somente o caldo

Caldo de peixe
Ingredientes
1 peixe de carne branca, como pescada ou robalo
Sal
Coentro
Cebolinha
Azeite
Cebola
Alho
Tomate
Pimentão
Cheiro verde
Suco de limão
Pimenta do reino
Leite de coco

Preparo
Retire a espinha mais grossa e cozinhe o peixe com água, sal, coentro e cebolinha até virar um caldo ralo. Refogque no azeite a cebola, o alho, o tomate, o corante, pimentão e cheiro verde e acrescente pimenta do reino, suco de limão e os pedaços de peixe em cubos. Deixe ferver por 5 minutos. Depois acrescente o caldo, leite de coco e mais duas colheres de sopa de dendê. Deixe ferver mais um pouco, acrescente farinha de mandioca dissolvida em água.

Caldo de camarão
Ingredientes
Camarão sem casca
Pimenta do reino
Alho
Sal
Leite de coco
Macaxeira
Farinha de trigo

Modo de Preparo
Triture o camarão e amoleça as verduras no caldo. Acrescente a pimenta do reino, alho, sal e, depois quando amolecer tudo, coloque leite de coco e um pouco de macaxeira moída com farinha de trigo para dar consistência ao caldo. Coloque dentro da panela o camarão e deixe ferver.

 Estes caldos podem ser congelado ou guardados na geladeira por até 2 dias e são excelentes ingredientes para o preparo de risotos, carnes, ensopados, arroz, feijão, etc.

Comente sobre os caldos e sopas.

Fonte – Bem Estar.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.