Lição de casa

Canadá: Geografia, Política, Economia, População do País

Canadá: Geografia, Política, Economia, População

canadá-geografia-Política-Economia-PopulaçãoO Canadá é um país conhecido pela grande extensão territorial (9970610 km2) e pelos excelentes indicadores socioeconômicos. Boa parte de seu território se encontra em elevadas latitudes, sendo que ao norte ele é circundado pelo oceano Glacial Ártico. Ao sul, o Canadá faz divisa com com os Estados Unidos. Esse vizinho, apesar de ofuscar um pouco a imagem do gigante gelado, é de grande importância no âmbito econômico. Isso porque, além de atrair investimentos para a região, os EUA são o maior parceiro do Canadá fornecendo empréstimos e deslocando capital para a região.

Geograficamente, o Canadá possui 60% de sua superfície em latitudes polares e subpolares, sendo que o clima continental é frio. Nessa região, localizada ao norte, há um vazio demográfico devido as temperaturas baixíssimas, o que faz com que as atividades agrícolas e população se concentrem no sul.

Como cerca de um terço do país é ocupado por florestas borais, há destaque para a produção de madeira e celulose. Já na região próxima a divisa com os EUA há cultivo de cereais com alto grau de mecanização e produtividade. A dinâmica econômica do Canadá fica mais bem organizada em cinco grandes regiões. São elas:

  • Grande Norte: é uma região considerada improdutiva porque apresenta um clima muito rigoroso. A vegetação é composta basicamente por tundra e floresta boreal, que cobrem o chamado Escudo Canadense, maciço antigo rico em recursos minerais. O Grande Norte apresenta também muitos lagos e tem como principais atividades economicas o extrativismo vegetal e mineral, e a pesca.
  • Oeste canadense: região caracterizada pela presença de montanhas rochoras e pela floresta de coníferas. Também rica em recursos naturais, tem desenvolvida indústria de papel e metalurgia.
  • Planície central: também conhecida como região de pradarias, é formada por teras baixas, com clima temperado e solos muito férteis. Por isso é conhecida como celeiro agrícola, com desenvolvida agropecuária extensiva, e produção de petróleo, carvão e gás natural.
  • Sudeste canadense: região dos Grandes Lagos, principal área econômica e comercial do país. Reúne importantes centros urbanos como Montreal, Otawa e Toronto, recebendo destaque para os setores industriais, extração mineral e para atividade portuária.
  • Províncias marítimas: corresponde à costa atlântica canadense, tendo como principal atividade econômica a pesca de bacalhau e de baleias. Há destaque também para a policultura.

Embora possua uma baixa densidade demográfica, o Canadá é um importante pólo de atração de imigrantes, sendo que muitos jovens procuram o país para estudar. É importante destacar também que a região enfrenta um conflito separatista na provincia do Quebec, que busca se tornar um país independente.

Mas e você, o que achou do resumo sobre o Canadá? Ele te ajudou a entender um pouco mais sobre o Canadá? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • a economia do canada e populaçao
  • Geografia da região do canadá
  • tudo sobre a economia a populaçao e principais cidades do canada

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.