Scroll Top

Saúde

Câncer de Colo de Útero- O que é, Como Prevenir, Sintomas, Diagnóstico

 

 

                    Câncer de Colo de Útero 

              O Câncer de colo de útero é o segundo é o segundo tumor maligno mais frequente nas mulheres, sendo superado somente pelo câncer de mama.

               Sua prevenção é possível pois é um tumor com progressão relativamente lenta e o exame permite detectar de forma eficiente as lesões precursoras.

               O exame é feito através da coleta tríplice de material do colo do útero (região externa e interna) e da vagina (fundo de saco). È um exame barato e indolor. Sua realização periódicapermite reduzir 70% da mortalidade por Câncer de Colo de Útero.

               Toda mulher com vida sexual ativa deve submeter-se anualmente ao exame preventivo periódico. O exame também deve ser realizado em mulheres que apresentem alterações no ciclo mestrual ou sangramentos vaginais entre dois períodos mestruais.

 

               Na sua fase inicial o câncer de colo de útero não apresenta sintomas. O principal sintoma do cãncer já invasivo é o sangramento.

               Os fatores de risco identificados para o câncer de útero são: início precoce da atividade sexual, muitos parceiros, falta de higiene, fumo, uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos feitos mostram que o papilomavírus humano  (HPV) está associado ao câncer de colo de útero.

               O HPV atualmente com técnicas de biologia molecular pode ser identificada e distinguir seus diferentes subtipos.  identificação dos diferentes tipos de HPV é fundamental, uma vez que estudos indicam que alguns subtipos de HPV, definidos como de alto risco, estão significativamente associados ao desenvolvimento do câncer do colo do útero.

               É muito importante que as mulheres tomem a vacina contra o HPV, disponível no mercado desde 2006. A vacina protege contra a infecção pelo HPV, responsável pelo condiloma e pela maioria dos cânceres de colo uterino. No momento, a prioridade de indicação da vacina é para as mulheres que ainda não entraram em contato com o HPV, normalmente pré-adolescentes.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Câncer de Colo de Útero- O que é, Como Prevenir, Sintomas, Diagnóstico!


1 Comentário

  1. Jordana disse:

    A prevenção do câncer de colo de útero é fácil, mas ainda assim muitas mulheres não se cuidam. Um simples exame pode detectar tanto o câncer de colo de útero quanto de mama. É incômodo, mas é melhor um exame do quê uma doença. Por isso, mulheres, amem-se, cuidem-se. Sejam zelosas com o próprio corpo, presente que o Senhor lhes deu. Vou deixar este recadinho para animar e lembrar quem passar por aqui a procurar um médico e pedir todos os exames necessários para verificar como está seu corpo.

    Também vou deixar uma dica:

    http://bit.ly/a7PViB

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: