Saúde e Bem Estar

Câncer – Que é, Causas, Como Acontece, Sintomas Tratamentos

Câncer: O que é, Causas, Como Acontece, Sintomas e Tratamentos

dia-mundial-contra-câncer-O Câncer é a doença mais temida do nosso século e uma das que mais mata em todo o mundo. Apesar de ser muito estudada e ter tanto sua causa quanto sua progressão bastante conhecidas pela Ciência, infelizmente descobrir que possui um tumor é quase a mesma coisa do que receber uma sentença de morte para muitas pessoas e é essa realidade que cientistas do mundo todo tentam mudar ao buscar tratamentos menos invasivos e terapias direcionadas. 

Mas afinal, o que você sabe de fato sobre o câncer? Tem ideia do que faz dele uma doença tão perigosa e cada vez mais frequente? Se não, não se preocupe, nós preparamos esse post com tudo o que você precisa saber sobre o Câncer: O que é, Causas, Como Acontece.

cancêr-causas-sintomas-tratamento-imagem-essas-e-outras

Sintomas e Tratamento 

O que é

O câncer é uma doença que tem como característica a presença de um grupo de células com comportamento anormal. Elas apresentam propriedades que permitem que cresçam e se dividam sem respeitar os padrões do organismo, desestruturando seu funcionando através da invasão e destruição de tecidos adjacentes. Dentre essas propriedades, temos:

• alta mobilidade;

• potencial replicativo infinito;

• fator angiogênico (nutrição por veias e artérias);

• insensíveis a inibidores de crescimento;

Causas do câncer

É consensual entre os médicos e estudiosos do assunto que o surgimento de câncer não é resultado de uma única mutação, mas sim um processo longo que acontece em estágios e pode ter variadas causas.

Uma das características que tornam as células tumorais tão perigosas, por exemplo, é o seu alto potencial replicativo, justicado pela presença de telomerase, enzima que promove o prolongamento dos telômeros e impede que as células anormais entrem em senescência proliferativa. 

Também é bastante estudada a relação entre a formação de tumores e oncogenes, genes que aumentariam a propensão das células normais de um indivíduo sofrerem mutações. 

Esses oncogenes se originariam da mutação de proto-oncogenes, o que justificaria a predisposição genética ao câncer. 

Podem contribuir ainda para o surgimento de câncer, a inibição de fatores como p53 e Rb ativa, que em situações normais bloqueiam o ciclo celular no caso de mutação e induzem a apoptose (morte celular). Defeitos nesse mecanismo permitem que célular anormais prossiguam com o seu ciclo e se proliferem, levando à hiperplasia.

Sintomas do câncer

Em geral, pacientes que apresentam tumores em estágio inicial, não apresentam sintomas. Emboras as manifestações variem bastante de acordo com a região afetada e o tipo de câncer, são comuns relatos de dores e fortes incômodos, em graus mais avançados da doença. 

Tratamento

As terapias adotadas para o tratamento do câncer podem ser divididas em pelo menos duas categorias: tradicional e dirigida. A tradicional inclui remoção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, tratamentos que induzem danos às células tumorais, mas també afetam células normais. 

Já as terapias dirigidas se baseiam em eventos moleculares específicos que afetam com mais eficiência as células mutadas, havendo assim, em geral, menos eventos colaterias e menos sintomas indesejáveis nos pacientes.

Mas e você, o que achou do post que nós preparamos sostbre Câncer? Ele te ajudou a entender um pouco melhor a doença e as suas manifestações? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.