Livros e Literatura

Capitães de Areia: Resumo do Livro de Jorge Amado, Personagens

Resumo do liro Capitães de areia de Jorge Amado, personagens do livro Capitães de areia

capitães-da-areia-livro-de-jorge-amadoO livro “Capitães da areia”, um dos mais populares de Jorge Amado, foi publicado no período em que o Brasil experimentava a implementação do Estado Novo, e por ser considerado objeto de propaganda comunista, teve mais de 800 exemplares queimados em praça pública.

A obra, pertencente à segunda fase do Modernismo, conta a história de um grupo de garotos abandonados que vivem de pequenos furtos na cidade de Salvador. Conhecidos como Capitães da areia, os jovens encontram abrigo num velho trapiche abandonado, aonde organizam suas ações e se escondem da polícia.

Ao nos apresentar o universo dos meninos, Jorge Amado descreve a Salvador das camadas menos favorecidas, na qual um surto de bexiga leva à morte de centenas de pessoas enquanto as autoridades só parecem preocupadas em punir um pequeno grupo de infratores, recorrendo para isso a toda a sorte de maus tratos e tortura.

O líder dos Capitães da areia é Pedro Bala, um jovem corajoso e com um senso de justiça bastante aguçado. Bala conta com o apoio de Professor, João Grande, Sem Pernas, Pirulito, Gato, Volta Seca, além do padre José Pedro, que procura afastar os meninos do crime por meio da religião católica.

Há ainda a presença do malandro Boa-Vida e do capoeirista Querido-de-Deus, personagens adultas que muitas vezes arrumam “trabalhos” para os meninos do trapiche, e mostram a vida dos grupos marginalizados, que sem qualquer tipo de assistência por parte do governo, buscam seus próprios meios de sobrevivência.

Por fim, o bando tem ajuda da mãe de santo  Don'Anninha, figura que expõe a situação dos adeptos ao Candomblé, religião bastante perseguida na história, e assim abre espaço para uma discussão sobre o preconceito e os limites da liberdade religiosa no país.

Com a expansão do surto de varíola, que ataca principalmente aos bairros mais pobres e por isso demora a ser controlado, o autor nos apresenta Dora, uma menina doce e corajosa, que após perder os seus pais para a doença, sai em busca de um meio de manter a si e ao seu irmão mais novo, Zé Fuinha. Em seu primeiro contato com os Capitães de areia Dora quase é violentada, mas com a proteção de Pirulito e de Professor, aos poucos ganha a simpatia de todo o grupo, que faz dela a figura materna tão ausente em suas vidas. Os meninos a vêem como mãe, exceto Pedro Bala, que se apaixona pela garota e é correspondido.

Com a nova integrante, o bando continua a cometer os seus furtos até que Pedro Bala e Dora são capturados pelas autoridades. Enquanto o líder dos meninos do trapiche é enviado ao Reformatório aonde é torturado, Dora fica confinada num orfanato e adoece. A fuga dos dois é planejada e poucos dias depois o grupo se encontra novamente completo, mas a essa altura Dora já está muito debilitada pela doença e acaba morrendo.

Já nos capítulos finais da obra é dado o desfecho da história de personagens como o Professor, que se torna um artista engajado e muda-se para o Rio de Janeiro aonde faz de suas obras um instrumento de denúncia à realidade dos garotos em Salvador.

Entretanto nem todos os Capitães da areia têm um final feliz, como é o caso de Sem Pernas, garoto coxo e amargurado que, não suportando o drama da deficiência física somado à falta do afeto sincero, se suicida.

Gato se muda com sua amante para Ilhéus, onde passa a viver da malandragem e Volta Seca realiza o sonho de encontrar Lampião e se tornar um cangaceiro. O destino dado pelo autor aos outros integrantes do grupo revela certa tendência determinista, já que a maioria dos jovens acaba encontrando um futuro que em pouco difere da realidade marginalizada de sua infância.

Não é o que acontece com Pedro Bala, que descobre que seu pai morreu enquanto liderava uma greve no porto, e atraído pela história de lutas de classe, acaba se tornando um sindicalista, militando contra as desigualdades sociais e os abusos cometidos pelas autoridades baianas.

Escreva seu comentário sobre o resumo do livro Capitães de areia de Jorge Amado.

Assuntos do Artigo:
  • resumo do livro Capitaes de areia
  • capitães da areia resumo
  • destino dos personagens do livro capitaes de areia
  • Nomes de livro jorge amado

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Ótimo resumo. Este livro para mim é uma das obras primas do Jorge Amado, valeu cada página lida.

    Recomendo!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.