Lição de casa

Características das Células: Tamanho, Forma, Funções, Tipos e Núcleo

Características das Células

Você já viu uma célula??? Com certeza sem o auxílio de um microscópio, não! Isso porque como regra geral as células possuem um tamanho inferior ao que a visão humana é capaz de distinguir. Existem excessões, mas primeiro vamos entender melhor como são as células.

Para medir o diâmetro de uma célula nós usamos uma unidade de medida diferente, o micrometro. Equivalente a um milionésimo de metro (0,000 001), ele é representado por um símbolo específico e nós seres humanos só enxergamos a partir de 100 micrometros.

A maior parte das células possui um tamanho inferior, mas existem casos que fogem a regra como por exemplo os óvulos humanos e alguns organismos unicelulares. A bainha das folhas de bananeira também possui células maiores do que 100 micrometros que podem, portanto, ser vistas sem a ajuda de aparelhagem.

Os outros tipos de células contam com o apoio de microscópios ópticos, eletrônicos, de transmissão e de varredura para serem estudadas, sendo que cada um deles tem um uso mais específico. As células também podem ser classificadas de acordo com o núcleo.

Elas podem ser anucleadas, mononucleadas, binucleadas ou multinucleadas. Confira a tabelinha do post Nucleo Celular – Funções na Célula, Estrutura, Tabelas, Imagens e mais:

nucleos-das-células-

Além do tamanho, as células possuem formas diferenciadas, de acordo com sua função e estrutura. As formas mais comuns são: célula amebóide (glóbulos brancos), célula ovóide (hemácias), célula de projeção (célula de glândula), célula neuronal (célula nervosa), célula amebóide (leucócito), célula estriada (célula do músculo), célula pavimentosa (célula da pele), célula lisa e célula caliciforme (língua).

Como já foi dito, a forma da célula está diretamente ligada a sua função no nosso organismo. Mas como as células assumem suas funções sendo que todos nos originamos de apenas uma célula, a célula zigoto??? A resposta para isso está a diferenciação, momento em que grupos de células se especializam em determinadas funções durante a divisão.

Dessa forma passamos a ter células específicas para cada parte do corpo sendo que o conjunto dessas células que atuam juntas recebe o nome de tecido e é estudado pela Histologia. Para saber mais sobre as células e suas organelas, confira o Resumo sobre as Organelas Citoplasmáticas com Nomes, Funções e Tabela.

Mas e você, o que achou do texto as características das células?? Te ajudou nos estudos??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • vaginas e suas formas e tamanhos
  • tipos de celulas
  • tipos de células e suas funções
  • caracteristicas das células
  • celulas e suas funçoes
  • vaginas e suas formas e tamanhos imagem
  • Tamanho das células

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Marcos disse:

    Bacana o texto, ta tudo explicadinho de uma maneira fácil de entender.

  2. nossa estudar o corpo humano e tao legal

     

  3. noemi disse:

    muito bom me ajudou muito

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.