Alimentação

Carboidratos: Funções, Tipos, Monossacarídeos, Oligo e Poli, Exemplos

Carboidratos: Funções e Tipos

O Carboidratos, também conhecidos como Açúcares, Glicídios e Hidratos de Carbono, são moléculas com função energética e estrutural formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles podem ser encontrados em boa parte dos alimentos que ingerimos como pães e massas.

Além de participarem ativamente do ciclo energético dos seres vivos contribuindo, por exemplo, para a formação de ATP (espécie de "moedas de trocas energéticas"), os carboidratos, atuam na formação de algumas estruturas das células e dos ácidos nucléicos.

Vídeo sobre carboidratos

Existem três classificações básicas para os Carboidratos, são elas: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos. Essa classificação se baseia no tamanho de cada moléculas. Os monossacarídeos, por exemplos, são os mais simples com até sete carbonos em cada partícula. Além de terem geralmente um sabor adocicado, eles possuem a seguinte fórmula geral: CnH2nOn, para n qualquer número entre 1 e 7.

Já os Oligossacarídeos são agrupamentos de até dez monossacarídeos. Essa união é feita através de um tipo especial de ligação que recebe o nome de ligação glicosídica e obrigatoriamente promove a liberação de H2O. Quando a união ocorre entre dois monossacarídeos há a formação de um Dissacarídeo, onde os mais comuns são a sacarose e a lactose, solúveis em água.

Por fim temos os Polissacarídeos, tipos formados pela união de mais de dez monossacarídeos em cadeias longas que podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Eles não são solúveis em água e também podem cumprir tanto funções energéticas quanto estruturais.

O que você achou do texto sobre carboidratos? Foi útil para você? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • tipos de carboidratos
  • carboidratos
  • carboidratos exemplos
  • monossacarideos
  • exemplos de monossacarídeos
  • monossacarídeos exemplos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.