Alimentação

Castanha de Baru – Benefícios à Saúde, Como Usar, Receitas e Culinária

Confira tudo sobre a castanha de Baru, seus becastanha-de-baru-semente-baru-benefícios-saúdenefícios à Saúde, como Usar, receita de garrafada e dicas de culinária com ela como um dos ingredientes.

A castanha de Baru ou cumaru como é chamado, é uma semente pouco conhecida ainda e muito benéfica à saúde. Fruto do Baruzeiro, árvore do cerrado Brasileiro que oferece como fruto as castanhas.

Benefícios da castanha de baru

Uma semente muito saudável e rica em nutrientes e vitaminas, a castanha de baru tem o sabor parecido com o amendoim, a castanha de cajú ou castanha do Pará e pode ser ingerida ao natural ou torrada em forma de doces como paçoca, tortas, bolos, óleo, farinhas, manteiga, pé de moleque, rapadura e polpa da fruta. Segundo especialistas, a semente crua do baruzeiro contém uma substância que atrapalha a absorção do cálcio pelo organismo, sendo recomendada de preferência levemente tostada.

Vitaminas da castanha de baru

As vitaminas da castanha de baru são muitas, ela é rica em proteínas, cálcio, fibras, ômega 9, ômega 6 (gorduras boas), proteínas, minerais, potássio, fósforo, zinco, cobre, ferro, magnésio, vitamina C.

A castanha de baru é uma alimento energético, afrodisíaco, considerado o viagra do cerrado. Ela melhora a disposição, renova as energias, combate o esgotamento e a anemia.

O óleo da castanha de baru é usada contra doenças reumáticas. Por ser rica em proteínas, ela fortalece os músculos e consequentemente alivia dores da coluna. Ela combate ainda a queda de cabelo, melhora a cicatrização, baixa o colesterol e cortisol. Tem ação emagrecedora, diminuindo a gordura abdominal pelo seu efeito sobre o hormônio do estresse.

Uma árvore em extinção devido o uso indevido da madeira, que pode ser muito útil a nutrição da população brasileira e mundial.

Garrafada de castanha de baru

Toste levemente um punhado de castanha de baru e coloque em um litro de vinho branco seco ou suave e deixe curtir por dois dias. Beba um cálice pequeno 3 vezes ao dia.

Já ouviu falar desta castanha? No Fantástico do 07 de março de 2014 foi falado sobre esta fruta milagrosa, rica em nutrientes e benefícios à saúde?

Contra-indicação da castanha de baru

Segundo nutricionistas, a castanha de baru contém substâncias conhecidas como tanino e fitato, que apesar de serem antioxidantes, excelentes rejuvenescedores, são substâncias antinutricionais que alteram a função de alguns nutrientes como o cálcio, que não são absorvidos como deveriam pelo organismo. Para neutralizar estas substâncias em relação ao seu efeito contra o cálcio, a dica é tostar as castanhas de baru.

Comente.

Assuntos do Artigo:
  • castanha de baru
  • castanha de baru no vinho
  • castanha de baru beneficios
  • casca de baru para que serve
  • como fazer garrafada de baru
  • castanha baru benefícios saúde
  • castanha baru

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

24 Comentários

  1. Emerson disse:

    Posso consumir a Castanha de Varu com a casca ou não??

    obrigado

  2. José jorge vieira Bessa disse:

    Como eu posso consumir a castanha de baru

    • Graci disse:

      Olá José Jorge
      Você pode consumir a castanha de baru ao natural ou torrada em forma de doces como paçoca, tortas, bolos, óleo, farinhas, manteiga, pé de moleque, rapadura e polpa da fruta.

  3. VERA LUCIA F CUNHA disse:

    USAR A CASCA DO BARÚ NO VINHO SERVE PARA RECUPERAR PROBLEMAS DE COLUNA?. VERA

    • Graci disse:

      Olá Vera
      Rica em proteínas, a castanha de baru fortalece os músculos e consequentemente alivia dores da coluna.
      Existem depoimentos de pessoas que aliviaram dores de coluna com garrafada de vinho branco e castanha de baru, tomando pequenas porções 3 vezes ao dia. Faça um teste com a casca e comente o resultado aqui.

  4. VERA LUCIA F CUNHA disse:

    QUIS DIZER A CASCA DO FRUTO EM MACERAÇÃO COM VINHO.

  5. Zenite Sou disse:

    Olá!

    Ganhei uns fruto de baru e gostaria de fazer uma garrafada com vinho branco para aliviar dores lombares.

    Mas não tenho a receita de como preparar.

    Poderia enviar pramim?

    Agradeço.

    • Graci disse:

      Olá Zenite

      A garrafada de vinho branco com castanha de baru é simples de fazer. Toste levemente algumas castanhas (um punhado) e coloque-as numa garrafa de vinho branco seco ou suave. Deixe curtir por uns dois dias e beba um cálice pequeno 3 vezes ao dia.

      Grata pelo comentário e volte sempre.

  6. ROGÉRIO DE SOUZA SILVA disse:

    Pretendo consumir a  Castanha de Baru natural. Quantas sementes e recomendavel consumir diariamente?

  7. cida disse:

    posso fazer a garrafada do baru inteiro.amassa tudinho e colocar no vinho?

  8. antonio joao barrocas teixeira disse:

    Onde posso encontrar a castanha de baru na Região Sudeste (Jundiai- SP

  9. oiii…  bom dia gamhei um pouco dessa castanha de baru,vou começar a usar…queria saber se emagresse mesmo….depois vou cometar para vcs…..Dulcineia…uberlandia MG…

    • Graci disse:

      Olá Dulcineia

      Segundo especialistas no assunto, a castanha de baru tem ação emagrecedora, diminuindo a gordura abdominal pelo seu efeito sobre o hormônio do estresse.

      Faça o teste e comente aqui.

      Grata pela visita e comentário.

  10. VALDIR DA BAND disse:

    A CASCA DO BARU SERVE COMO REMEDIO PARA AJUDAR NA CURA DE PEDRAS NOS RINS EU TOMEI FIZ UM CHÁ COM A CASACA E COMI UM PEDAÇO DELA TAMBÉM É MUITO BOM. AJUDA COMBATER CALCULOS RENAIS. 

  11. gilmar rasador disse:

    Gostaria de saber se tem alguma contra indicação ao consumo da castanhanha do baru???

    • Graci disse:

      Olá Gilmar

      Segundo nutricionistas, a castanha de baru contém substâncias conhecidas como tanino e fitato, que apesar de serem antioxidantes, excelentes rejuvenescedores, são substâncias antinutricionais que alteram a função de alguns nutrientes como o cálcio, que não são absorvidos como deveriam pelo organismo. Para neutralizar estas substâncias em relação ao seu efeito antinutricional, a dica é tostar as castanhas de baru.

  12. Dinah Resende Botelho disse:

    Gostaria de saber a receita da semente do baru no vinho ou suco  integral, se serve pra dores de artose na coluna e nas juntas das mãos. Me reponda por favor. não aguento maisd tomar remédios quimicos, está me fazendo mal pra gastrite, por isto quero saber o quanto antes. Obrigada.

    • Graci disse:

      Olá Dinah

      O óleo da castanha de baru é usada contra doenças reumáticas. Por ser rica em proteínas, ela fortalece os músculos e consequentemente alivia dores da coluna.

      Faça um teste, várias pessoas fizeram e se sentiram melhor.

      Volte sempre.

  13. ANDRE MACHADO COSTA disse:

    Olá, a castanha deve ser tostada comou sem casca? Deve-se comer a casca ou é melhor retirar?

  14. jose juventino disse:

    O BARÚ É INDICADO PARA PROSTÁTA AUMENTADA ? HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.