Saúde e Bem Estar

Catarata – Sintomas, Tipos e Causas da Visão Turva, Tratamento e Cirurgia da Catarata

Catarata – Sintomas, Tipos e Causas

É comum pessoas idosas perderam parte da visão sofrendo de catarata, minha avó, pais, tios, um número grande de pessoas sentem a deficiência visual se agravando e buscam auxílio médico.

O que é catarata?

Catarata é quando o cristalino do olho fica turvo impedindo a visão perfeita. O problema de visão começa com uma névoa ou embaçamento nos olhos que aumenta com o tempo podendo caminhar para a perda da visão quase que total. A perda da transparência do cristalino, lente localizada atrás da íris, por onde os raios de luz passam e chegam até a retina resultando na imagem acontece por causa de alterações em suas fibras protéicas.

A catarata pode ter outras causas além do envelhecimento natural, como ser congênita, desde o nascimento, geneticamente por um cromossomo fora da normalidade ou causada por lesão  nos olhos.

No caso da catarata em idosos com mais de 65 anos, a perda da visão é gradual. Normalmente não causa cegueira quando o problema atinge as bordas externas do cristalino. Geralmente um dos olhos é mais afetado do que o outro e em ambos se manifesta o problema. Quando afeta todo o cristalino ou a parte central do olho, é possível ver um esbranquiçamento e na maioria dos casos a visão fica limitada à sombra e luz.

olho-com-catarata-sintomas-causas-tratamento-cirurgia-

Sintomas da catarata

De forma gradativa, a visão fica turva, distorcida ou dupla e pode levar também a sensibilidade à luz.

 Os raios de luz não chegam até a retina onde se forma a imagem e a visão se torna opaca podendo chegar a enxergar apenas vultos ou progredir para cegueira.

Visão com alteração de cor entre o amarelo e o vermelho. As cores se tornam sem vida.

Mudança que dispersam na visão noturna, em halos de luz vinda de fonte luminosa fortes.

Quando o problema se agrava a pupila dos olhos pode ficar turva.

É comum pessoas com o problema de visão perder o interesse por leitura, ter dificuldade de dirigir e até de caminhar, com risco de quedas.

Causas da catarata

Com o processo do envelhecimento as fibras protéicas do cristalino se alteram em suas estruturas, fazendo com que o cristalino fique turvo.

A catarata precoce, pode ser causada por trauma ou acidente que leve a lesão ocular.

Outro fator que pode deixar o cristalino turvo é a exposição por muito tempo a luz solar ou radiação.

Tratamentos longos com corticosteroides, o uso de colírios com corticóides sem prescrição médica.

A diabetes pode ser também causa da catarata.

A inflamação intraoculares como na íris, no corpo ciliar ou da caroide conhecida como uveíte pode causar catarata.

Pessoas com Sindrome de Down podem vir a sofrer com o cristalino turvo.

Mães com sífilis ou que tiveram toxoplasmose, rubéola nos primeiros três meses de gravidez podem gerar filhos com o problema visual.

Tratamento da catarata

O procedimento indicado nos casos avançados de catarata é a cirurgia que é feita por um médico oftalmologista, com anestesia local. O processo cirúrgico pode eliminar também o uso de óculos para perto ou longe, com o implante da lente específica para cada problema de visão.

Neste caso é removido o cristalino comprometido que é amolecido e dissolvido, em seguida é retirado e substituído por um cristalino artificial, uma lente intraocular, que pode até dispensar o uso de óculos na maioria dos casos. O amolecimento do cristalino turvo é feito comuma sonda de ultrassom.

Pode ter ou não a necessidade de pontos no local da cirurgia. No período de recuperação é necessário repouso para evitar complicações.

A catarata é quase sempre indolor.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • curso de maquiagem valor
  • piadas engraçadas para rir muito
  • memes muito engracados
  • causas da catarata precoce
  • lente intraocular causa visao turva?

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.