Saúde e Bem Estar

Causas dos Dentes Manchados – Dicas de Tratamento e Prevenção das Manchas nos Dentes

Causas dos Dentes Manchados

Aqueles dentes bem brancos, livres de cáries e manchas é o sonho de todos, mas para que isso aconteça, é preciso cuidados desde a primeira infância. As mamães precisam escovar os dentinhos dos bebês assim que nascem para evitar acúmulos de alimentos e bactérias que vão deixar os dentes amarelados e até com cáries. O cuidado com os dentes deve fazer parte da educação infantil, um íten da higiene pessoal que não pode passar despercebido e que além de evitar dentes manchados, cárie, evita também problemas de saúde causados pela má higiene bucal.

tratamento-e-causas-dos-dentes-manchados-cuidados

Os dentes manchados podem ter causas variadas, além da falta de escovação e cuidados pessoais.  São vários os fatores que levam os dentes a ter cor amarelada ou com manchas diferentes da cor do dente, veja abaixo alguns dos motivos da alteração na coloração dos dentes, e o que fazer para melhorar estas manchas.

Causas dos Dentes Manchados

A cor do dente muda com a idade, os primeiros dentes são mais claros do que os dentes permanentes, que com o passar dos anos escurecem mais ainda e também não tem uma regra ou cor igual para todos.

As causas mais frequentes dos dentes manchados são:

Mãe que toma antibiótico na gestação pode causar manchas nos dentes de leite do bebê quando nascerem.

Placa bacteriana, que é o acúmulo de restos de alimentos nos dentes, é a causa mais frequênte de dentes manchados.

Mancha em dentes de crianças pode ser causado por medicamentos usados na fase de formação do dente permanente. Antibioóticos em crianças menores de 10 anos pode manchar os dentes.

Hábitos alimentares como beber refrigerante de cor escuro, o excesso de café e chá, o cigarro ou fumo de corda, medicamentos com ferro ou escuros podem causar manchas nos dentes.

Mancha branca nos dentes pode ser causada pelo excesso de flúor, a fluorose.

A pulpite, quando é feito o tratamento de canal, retirando a raíz do dente, ou seja, a polpa, nervos e vasos sanguíneos do meio do dente que morreram pela gravidade da cárie, pode resultar num dente escuro e manchado.

Tratamento contra dentes manchados

Caprichar na escovação, no uso do fio dental, o cuidado especial com os dentes é a melhor forma de evitar manchas, resultando num sorriso perfeito.

Manchas superficiais podem ser retiradas com polimento ou leve desgaste dental.

Dentes escurecidos por causa do tratamento de canal, a dica é o uso de uma coroa, ou ainda uma camada de porcelana ou plástica na frente do dente.

O branqueamento é uma opção que tem dado resultado em manchas mais fortes.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como evitar dentes manchados.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.