Scroll Top

Curiosidades

Certo e Errado em um Jantar Japonês – Como Evitar Gafes na Refeição Japonesa

Certo e Errado em um Jantar Japonês

Quem resiste a um restaurante japonês? A culinária japonesa émuito saborosa, nutritiva e saudável e para saborear seus quitutes é preciso saber algumas regras de etiqueta e de como apreciar da melhor maneira o prato.

Comer com o hashi pode parecer muito difícil para os ocidentais, mais um pouco de dedicação na arte, tudo estará resolvido. Veja abaixo dicas de como segurar os “palitinhos” usados como talher na culinária japonesa, como saborear sushi da melhor forma, como é servida a refeição japonesa e sinta-se em casa em um restaurante japonês, confira o certo e errado em um jantar japonês.

etiqueta-de-um-jantar-japonês

Certo e Errado em um Jantar Japonês

Como segurar o hashi

Sempre com os dedos acima da metade dos palitos, parte que vai se movimentar e que fica entre os dedos médio e indicador. Uma dica é ficar sem mexer a parte inferior, que deve estar apoiada no dedo anular.

Para descansar o hashi o correto é colocar eles na horizontal em um descanso próprio para os palitos.  Não tendo o descando para hashis, o correto é colocar eles no papel dobrado em que vieram embrulhados.

etiquetas-de-um-jantar-japonês-tradicional

Como comer sushi

Comer sushi com as mãos não é feio e sim permitido na etiqueta japonesa. Outra forma correta de comer sushi é usando o hashi. O importante é molhar o peixe no shoyu e não o arroz. Colocar pequenas porções de molho no recipiente e repor se necessário.

Como tomar o missô-shiru

 Segure com as duas mãos, a direita segura a lateral e a mão esquerda serve para apoiar a tigela. Se tiver lamen ou alimentos sólidos o hashi  pode ser usado. Sorver o líquido com ruido é permitido, sem constrangimento.

Erros num jantar japonês

Não movimentar as duas hastes ao mesmo tempo e nem os segure pelo meio para evitar que um atrapalhe o outro de forma que se encontrem.

De maneira nenhuma colocar o hashi dentro de arroz, espetado. Isso remete a uma cerimônia a antepassados mortos e representa numa refeição má sorte.

Não exagerar no molho shoyu, que vai encharcar o sushi e mascarar o sabor do peixe.

Não colocar o dedo dentro do prato de missô-shiru e quando em refeições com amigos, sorver em silêncio o caldo é sinal de desagrado com a refeição para o anfitrião.

São recomendações simples, mas que representam muito na etiqueta japonesa.

Como servir os pratos num banquete tradicional japonês

Num “Kaiseki”, ou seja, num banquete tradicional japonês, a regra é primeiro servir um prato frio, com ingredientes a estação e depois o sashimi.

O jantar deve ter um caldo, um prato cozido que pode ser carne ou legumes, um prato frito, que pode ser tempurá, um prato grelhado como a carne,  e finalizar o jantar com arroz ou missô-shiru.

Escreva seu comentário sobre as dicas do que é Certo e Errado em um Jantar Japonês.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Certo e Errado em um Jantar Japonês – Como Evitar Gafes na Refeição Japonesa!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: