Remédios Caseiros

Chá de Picão – Uso Medicinal, Benefícios e Como Usar Como Identificar

Chá de Picão – Uso Medicinal

Picão é uma planta que nasce espontâneamento em jardins, campos, uma planta anual considerada erva daninha. Ele se alastra com muita facilidade e pode forrar um jardim mal cuidado com seus galhos e frutos pegajosos. Da família das Asteraceae também conhecido como carrapicho, picanço, picão do campo, carrapicho de agulha ou picão preto é muito procurado para fazer chá de picão.

Como o nome diz, o picão é uma planta com caule reto, de cor escura, com ramos e folhas opostas, e fruto negro, um tipo de espinho que gruda na roupa ao se aproximar deles. Muito usado como remédio caseiro para tratar vários problemas de saúde, inclusive em récem-nascidos com ictericia que são banhados com o chá de picão.

como-fazer-chá-de-picão-remédio-caseiro

Uso medicinal do chá de picão

No picão temos carotenóides, terpenos, fitosteroides entre outras substâncias que agem no tratamento da icterícia, hepatite, doenças do fígado, agem como emoliente. É muito comum pais de récem-nascido procurar picão para fazer banho contra icterícia feito com chá de picão. Vale lembrar que icterícia é um problema grave de saúde quando demora mais do que sete dias para curar, podendo deixar sequelas graves na criança. O correto é seguir sempre a orientação médica no tratamento até a cura da icterícia com banhos de luz, sendo o picão somente um tratamento alternativo.

O chá de picão age como antimicrobiano no tratamento de afecções da pele, furúnculos, abscessos, no uso externo.

Para tratar hemorróidas o banho com o chá de picão ajuda aliviar o problema.

Para fazer chá em forma de infusão ou decocto o indicado é usar 1 xícara das de chá de folha picada em um litro de água. Beber de 4 a 5 xícara das de chá ao dia.

A dose para crianças é de 4 a 5 xícaras das de café ao dia.

Para fazer banho de picão o indicado é usar 2 xícaras das de chá de folhas para 1 litro de água. Banhar-se com o chá forte por 25 minutos.

Escreva sua dica, experiência e comentário sobre o assunto.

Assuntos do Artigo:
  • picao

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.