Scroll Top

Lição de casa

China: Economia, Curiosidades, História, Recursos Naturais e Política

A República Popular da China, popularmente conhecida como China, é um país asiático que tem por capital Pequim e por cidade mais populosa Xangai. É o terceiro maior país do mundo em extensão territorial (9.571.300 km²), o mais populoso do mundo (1,3 bilhões de habitantes em 2010) e atualmente um dos que tem maior crescimento econômico.

História:

A China se formou de uma das mais antigas civilizações do mundo que teria sido unificada e formado um império no ano de 221 a.C. Por terem ficado isolados do resto do mundo durante milhares de anos, os chineses sempre demonstraram grande autonomia  e o domínio de técnicas que só seria conhecida pelo mundo ocidental muito tempo depois.

Eles descobriram, por exemplo, a bússola, o papel e a pólvora. Ainda lidavam muito bem com as mudanças climáticas e sabiam aproveitar as peculiaridades do relevo da região. O isolamento contribuiu para que sua cultura seja tão particular e ainda hoje o país se mostre um pouco fechado.

Recursos Naturais (China Física):

O território que comporta a República Chinesa possui um relevo bastante irregular, mas de um modo geral podemos qualificar a área mais a oeste (ocidental) como a mais montanhoso enquanto que na área mais a leste (oriental) possui um relevo menos acidentado. Assim sendo, cerca de 70% do terreno chinês se encontra acima dos mil metros de altura mas existem também regiões como a planície da Manchúria, com grandes várzeas e territórios muito férteis.

Na hidrografia do país podemos destacar três rios como os mais importantes: Hoang-ho (rio Amarelo), Yang-tsé (rio Azul) e Si-kiang (rio das Pérolas). Além de contribuírem na formação de solos férteis e fornecerem água para a agricultura entre outras atividades vitais, eles garantem a energia do país com a exploração hidrelétrica. Vale destacar que a usina das Três Gargantas, maior do mundo que é alimentada pelo rio Yang-tsé.

Podemos ainda citar as inundações causadas por esses e outros rios que obrigam os chineses a construírem grandes diques e canais. Quanto a vegetação, o país apresenta grande variedade causada entre os fatores pela diversidade climática e hoje é caracterizada pela destruição das florestas (a China possui as maiores madeireiras do mundo).

Economia:

Além dos belezas naturais e culturais, a China é a segunda maior potência econômica do mundo. Isso só foi possível porque o país passou por uma profunda reforma econômica com a morte de Mao Tse-tung que fez com que ela passasse do estilo soviético de economia planificada para Socialismo de Mercado. Fazendas foram privatizadas e empresas passaram a ter suas ações comercializadas, o que abriu espaço para o capitalismo e para o crescimento chinês.

Política:

No aspecto político o modelo chinês é até hoje bastante autoritário. Há pouca abertura política sendo que o partido que possui o controle efetivo é o PCC (Partido Comunista da China). Existem muitas restrições especialmente no que diz respeito a liberdade de imprensa e expressão, ao uso da internet e aos direitos reprodutivos e de religião

Mas e você, o que achou do resumo? E das informações apresentadas? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • recursos naturais da china
  • aspectos naturais da china

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à China: Economia, Curiosidades, História, Recursos Naturais e Política!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: