Meio Ambiente

Chuva Ácida: a Água que Queima – O que É, as suas Causas e Soluções

Chuva Ácida: a Água que Queima – O que É, as suas Causas e Soluções

Chuva Ácida: a Água que Queima – O que É, as suas Causas e Soluções

O termo "chuva ácida" foi empregado pela primeira vez por R. A. Smith em sua monografia e hoje já é considerado um dos mais graves problemas ambientais da atualidade.

Embora não seja possível precisar, é muito provável que o fenômeno tenha se iniciado pouco depois da Revolução Industrial, quando o número de máquinas e fabricas cresceu consideravelmente.       

Consequência da queima de combustíveis que são lançados pelas chaminés de indústrias e pelos escapamentos dos carros, a chuva ácida tem em sua composição dióxido de enxofre e de nitrogênio. Ao se encontrarem com o hidrogênio presente na atmosfera, tornam a chuva ácida, carregada de ácido sulfúrico e ácido nítrico.   

Ao caír na superfície, a chuva ácida traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente e ao homem. Ela é capaz de alterar ecossistemas, aumentar a acidez do solo e de rios, matar árvores e destruir monumentos históricos de valor incalculável.      

A água do mar também está até 30% mais ácida, e quem sofre com isso são os peixes e animais marinhos, que muitas vezes não resistem e acabam morrendo. Muitos Patrimônios Históricos da Humanidade também estão sendo corroídos, dentre eles o Taj Mahal na Índia, a Acrópole em Atenas e a Catedral de Notre Dame em Paris.

Algumas soluções para o problema ambiental são: economizar energia, purificar os escapamentos de veículos e utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre. Optar pelo transporte coletivo e fontes de energia menos polentes também são opções possíveis.

Escreva um comentário sobre a matéria da chuva ácida.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. nitrogenio disse:

    o que e nitrogenio

    • Graci disse:

      Olá,

      Vou tentar responder a sua pergunta de maneira sucinta. O nitrogênio é um importante constituinte do ar atmosférico e está presente em uma quantidade de aproximadamente 75% do volume total da camada de gás. Ele também faz parte da composição de alguns aminoácidos nos organismos vivos.

      Espero ter ajudado.
      Graci

  2. vanessa santos disse:

    obg ajudo muiito s2

  3. Soltando o barroso disse:

    Esse seu site me ajudou muito

  4. Isabela disse:

    Esse site é muito bom!
    Me acrecentou de informações.

  5. maryanny disse:

    Valeu esse site é d+ me ajudou muito!
    Consegui tirar 1,0 no trabalho!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.