Saúde e Bem Estar

Cigarro e o Coração: Doenças Cardiovasculares e o Tabagismo

Cigarro e o Coração: Doenças Cardiovasculares e o Tabagismo

cigarro-e-o-coraçãoO cigarro é um vício de acompanha muita gente, e pode causar problemas cardiovasculares. O que parece uma diversão no início pode se transformar num vício perigoso, difícil de vencer e prejudicial a saúde do coração.

Muitas vezes para mostrar que é homem ou fazer parte da rodinha de amigos e ser popular, meninos e meninas provam pela primeira vez um cigarro, iniciando uma dependência perigosa e nada saudável.

O tabagismo é considerado um vício com consequências negativas e devastas, de difícil controle, que envolve interesses financeiros elevados. O uso do cigarro causa em média mais de 200.000 mortes ao ano no Brasil. O uso do cigarro não tem alcançado diminuição nos números das estatísticas, devido ao crescendo número de novos usuários.

A nicotina leva a dependência e proporciona bem estar, prazer colaborando para que os usuários voltem a fumar e adquiram o hábito.

O cigarro provoca vários problemas de saúde, sendo o mais grave os problemas que atingem o coração. O cigarro aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, reduz o bom colesterol e oxida o colesterol ruim. Aumenta os espasmos e tromboses nas artérias do coração, causando angina, aumenta muito o risco de enfarto do miocárdio e derrame cerebral.

O cigarro pode causar ainda:

  • queda progressiva da capacidade pulmonar levando a bronquite e enfisema pulmonar;
  • maior incidência de cancêr em vários órgãos;
  • problemas na gestação, com maior taxa de aborto, bebê com baixo peso e infecções;
  • problemas vasculares periféricos, com obstrução de artérias e amputação de membros;
  • impotência sexual e redução do libido;
  • envelhecimento precoce.

Ao contrário do que se costuma pensar, basta poucos cigarros por dia para que o efeito negativo contra a saúde do coração e do corpo seja ativado. Tomar consciência do perigo e parar o quanto antes é o recomedado. Um ano sem cigarro reduz em 50% a chance de problemas com derrame, infarto, além  de diminuir a tosse, infecções pulmonares.

O cigarro é uma droga que causa dependência e prejudica o fumante passivo e quem o cerca, os fumantes passivos. Para deixar o tabagismo é necessário apoio de profissionais da saúde para informações e apoio psicoterápico.

Escreva seu comentário sobre o tabagismo.

Assuntos do Artigo:
  • o cigarro e as doenças cardiovasculares

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.