Saúde e Bem Estar

Cirurgia para emagrecer pelo SUS: Riscos, Cuidados e Procedimentos

Cirurgia para emagrecer pelo SUS –  Quais são os procedimentos, cuidados e riscos.

cirurgia-para-emagrecer-pelo-sus--Cirurgia para emagrecer pelo SUS. Cirurgia bariátrica ou para emagrecer é uma alternativa de emagrecimento em pessoas obesas através de um conjunto de técnicas cirúrgicas, indicada em casos em que outras alternativas não obtiveram êxito. Uma cirurgia para emagrecer representa simbolicamente reduzir um litro a 1 xícara de café.

Antes de decidir pela cirurgia bariátrica ou cirurgia para emagrecer ou perder peso, a pessoa obesa deve tentar outras alternativas de dieta e meios de emagrecimento, para depois buscar a cirurgia para emagrecer pelo SUS, se for o caso, sabendo que se trata de uma solução voltada à saúde.

O primeiro passo ao buscar uma cirurgia para emagrecer pelo SUS é fazer uma consulta médica com especialista em obesidade que vai analisar o caso e dar andamento ao processo. O paciente deverá passar por no mínimo cinco especialistas, sendo um cirurgião, um cardiologista, um endocrinologista, um psicólogo ou psiquiatra e um nutricionista ou nutrólogo, onde cada um desses profissionais da saúde recomendarão ou não a cirurgia e emitiram uma carta de recomendação.

A partir daí será feito uma série de exames para detectar possíveis problemas de saúde como diabetes, hipertensão entre outros.Todos esses exames necessários para prosseguir o processo de cirurgia para emagrecer pelo SUS,  e detectar riscos e contraindicações. Todos estes exames são coberto pelo SUS.

Pessoas com o IMC maior que 35 com doenças associadas como taxas de gordura alteradas, apneia do sono, gordura no fígado e sobrecarga nas juntas além do diabetes e hipertensão devem fazer um tratamento com acompanhamento médico para amenizar os problemas de saúde. O tratamento paralelo dessas doenças antes da cirurgia para emagrecer diminui muito os riscos da cirurgia.

É importante também que se faça uma dieta, para perder 10% do peso e desenvolver novos hábitos alimentares e verificar também se a pessoa terá condições de manter a dieta pós-cirurgia.

Em todos estes procedimentos, é de grande  e fundamental importância o apoio e acompanhamento da família, desde o processo de locomoção em casos mais graves, como o suporte e apoio emocional, principalmente nos pacientes mais jovens.

Finalizando todos estes procedimentos pré-operatórios, o paciente é encaminhado para a internação e cirurgia. A cirurgia bariátrica ou do estômago demora mais ou menos 2 horas e o paciente fica de 2 a 3 dias hospitalizado.

Veja quadro do G1, explicando como é feita algumas das cirurgias para emagrecer pelo SUS ou em outros hospitais especializados.

cirugia-para-emagrecer-pelo-sus

Após a cirurgia, o paciente deve fazer uma dieta líquida de 1 a 3 meses, em seguida então, passará a fazer uma alimentação saudável por mais 6 meses, período em que notará a diferença no corpo e no emagrecimento.

Segundo os médicos especialistas, em uma ano após a cirurgia bariátrica, o paciente pode perder até 35% de todo seu peso, isso se seguir a risca a dieta e as recomendações médicas, caso não siga, poderá voltar a engordar. Metade dos pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica voltaram a engordar e 5% deles voltaram ao que eram antes da cirurgia para emagrecer por falta de educação alimentar.

Desde o dia 20 de março de 2013, começou valer no Brasil a nova regra que determina a idade mínima para fazer a cirurgia para emagrecer pelo SUS de 16 anos. Foi estabelecido também a cobertura pelo SUS de cirurgias plásticas reconstrutivas para corrigir a flacidez da pele e das mamas decorrente do emagrecimento rápido e de grandes proporções.

Gostou das dicas sobre cirurgia para emagrecer pelo SUS? Comente ou deixe suas dúvidas aqui no blog Essas e Outras.Já fez a cirurgia para emagrecer pelo SUS? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.