Scroll Top

Lição de casa

Civilização Grega: História, Cultura, Sociedade e Filosofia deste Povo

 

Origem          

 

 

            A origem da civilização grega tem data estimada de 2000 a.C., quando povos de origem indo-europeia denominados helenos alcançaram a região sul da península Balcânica e lá se estabeleceram. O processo de povoamento da região foi demorado já que incluía diversos povos como os jônios, os dóricos, os eólios e os aqueus.

            Entre 2500 e 1100 a.C. se desenvolveram duas civilizações conhecidas como pré-gregas, os cretenses e os micênicos. Os cretenses dominavam técnicas de fabricação sofisticadas o que permitia uma produção artesanal luxuosa e atividades comerciais expandidas pela construção de estradas. Existiam ainda cidades-palácios governadas por reis e que funcionavam como Estados independentes.

.

 

              O contato entre os cretenses e os aqueus que ocuparam a região fez surgir a civilização micênica que está nas origens do povo grego. Os micênicos influenciaram e muito na cultura grega.

 .

   Cultura

            A cultura grega foi uma das mais ricas da história, fornecendo as bases para as principais áreas do conhecimento.

Grande parte desse desenvolvimento se deve a liberdade e o tempo que os cidadãos dispunham já que o forte sistema escravista tomava conta dos trabalhos manuais que sustentavam a sociedade.  

.

 

           A sua mitologia é muito original e entende o universo como uma sucessão de gerações divinas. Seus deuses eram divinos, mas possuíam defeitos humanos. Podiam se apaixonar por mortais, ficavam furiosos, tinham inveja, dançavam entre outros.

           Os jogos gregos também influenciaram muito o mundo atual. Foi na Grécia que surgiram os Jogos Olímpicos, inicialmente realizados como homenagem aos deuses.

           Uma de suas principais manifestações artísticas era o teatro, que no início tinha caráter religioso e era muito apreciado pelo povo.

.

 

          O pensamento filosófico grego é muito lembrado e seus filósofos ocupam lugar de destaque até os dias de hoje. Os principais pensadores gregos foram Sócrates, Platão e Aristóteles, considerado o maior de todos os tempos.

           Vale lembrar as principais obras literárias gregas, a Ilíada e a Odisséis. Ambas atribuídas a Homero foram um marco para as civilizações antigas e para o mundo ocidental.

 .

Periodização

            Por ser longa e importante a história grega foi dividida em quatro períodos sendo eles: Período Homérico (1100 a 800 a.C.), Período Arcaico (800 a 500 a.C.), Período Clássico (séc. V e IV a.C.) e Período Helenístico (336 a 146 a.C.)

             Para saber mais basta clicar no período que lhe interessa: Período Homérico, Período Arcaico, Período Clássico ou Período Helenístico.

              Gostou do post??? Faltou alguma coisa??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • civilização grega
  • a origem da civilização grega
  • sociedade grega
  • civilização grega cultura
  • fotos do povos gregos
  • imagens da civilização grega com legendas
  • imagem sociedade grega

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Civilização Grega: História, Cultura, Sociedade e Filosofia deste Povo!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: