Curiosidades

Classificação da Indústria do vidro e Considerações

Classificação da Indústria do vidro e considerações

como-é-feito-vidro-matéria-primaComo todos nós sabemos a atividade industrial é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos principais: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
As indústrias de bens de produção são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas. Ela funciona como base para outros ramos industriais e por esse motivo podemos dizer que a indústria do vidro é de bens de produção.    

Nela a sílica tirada da areia entra em contato com as outras matérias primas formando o material que vai ser usado em outros tipos de indústrias como as que fabricam embalagens ou luminárias.

Não podemos dizer que a indústria do vidro é de bens intermediários já que ela não fornece equipamentos ou maquinas a serem utilizadas por outros seguimentos industriais.

Por fim podemos classificar a indústria do vidro também como de bens de consumo. Parte de sua produção é direcionada para o mercado consumidor, como copos, espelhos entre outros produtos. Devido alta fragilidade do vidro, os materiais produzidos são consideras não duráveis.

Considerações

Neste trabalho concluímos que ao contrário de que muitas pessoas acham, a indústria está em desenvolvimento há muito tempo, desde sua origem com os egípcios e mesopotâmios, por exemplo.

No Brasil esta indústria pode ser considerada nova, pois começou realmente a se desenvolver a partir do séc.XX, diferindo-se da Europa que nos anos em que a indústria tentava se instalar no Brasil fez com que isto não fosse possível. Por mais nova que pareça, a indústria conseguiu se manter em um patamar estável comparado aos outros países devido aos seus fornos automáticos ou semiautomáticos.

Podemos encontrar uma quantidade considerável deste tipo de indústria no Brasil, sendo que grande parte delas localizam-se no litoral brasileiro e para que se obtenha um bom resultado final da matéria é necessário que processos químicos sejam realizados dependentes do produto final. Estes processos por fim ocasionam a propagação de efluentes industriais que podem ser mais fortes ou mais fracos, o que depende do processo utilizado. Para que não haja uma contaminação tão grande as indústrias são submetidas a um processo de tratamento dos mesmos.

Atualmente encontramos o vidro em quase todos os utensílios que manuseamos como, por exemplo, um copo, um celular ou até mesmo um carro, de coisas pequenas á grandes, o que mostra a suma importância desta indústria e da forma na qual o material será processado até o resultado final, para que seja possível um bom aproveitamento do mesmo em tempo indeterminado.

Gostou da matéria sobre Classificação da Indústria do vidro

Assuntos do Artigo:
  • classificacao da industria de vidro
  • IMAGEM DE PRODUTOS EM VIDROS

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.