Scroll Top

Resumos

Classificação Periódica dos Elementos Químicos – Resumo

Classificação Periódica dos Elementos Químicos – Resumo de Química

Mendeleev, cientista russo do século XIX, anotou as propriedades químicas de cada elemento em cartões. Numa determinada noite, Mendeleev notou um padrão existente quando ordenou os elementos em ordem crescente de número atômico. Com isso, ele descobriu a periodicidade dos elementos químicos. E com base nessa descoberta, surgiu o que conhecemos hoje como tabela periódica. A tabela periódica nada mais é do que a disposição dos elementos químicos em ordem crescente de número atômico. Tal disposição nos permite notar que as propriedades variam periodicamente.

Elemento químico, de acordo com a definição moderna, refere-se a átomos que apresentam o mesmo número atômico (número de prótons) e, consequentemente, apresentam as mesmas propriedades químicas.

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

tabela-periódica-dos-elementos-químicos-

Na tabela periódica existem dois tipos de elementos: representativos e de transição.Os elementos representativos são aqueles cujos átomos com subcamadas s ou p apresentam elétrons mais energéticos. São oito grupos que compõem os elementos representativos: 1 A (metais alcalinos), 2 A (metais alcalinoterrosos), 3 A (grupo do boro), 4 A (grupo do carbono), 5 A (grupo do nitrogênio), 6 A (grupo do oxigênio ou calcogênios), 7 A (halogênios) e, por fim, 8 A (gases nobres).

Os grupos que restaram apresentam propriedades mais complexas, que não são abordadas na grade curricular do ensino médio brasileiro. Esses elementos fazem parte dos elementos de transição, que apresentam átomos com elétrons mais energéticos nos subníveis d ou f.

Podemos encontrar um elemento na tabela periódica de acordo com a ideia de coordenadas, que se origina no plano cartesiano. A tabela é composta por grupos e períodos.

O grupo é uma coordenada vertical, uma coluna na tabela. No caso dos elementos representativos, o número do grupo é numericamente igual ao número de elétrons na camada de valência (ou seja, última camada).

O período é uma coordenada horizontal, uma linha na tabela. O número do período do elemento químico é numericamente igual ao número de camadas eletrônicas ocupadas.

Existem quatro tipos de elementos químicos: metais, semimetais, ametais e gases nobres.

Os metais ocupam a maior parte do espaço na tabela periódica. O conjunto de características próprias dos metais é denominado caráter metálico. Os metais conduzem muito bem o calor e a eletricidade, são maleáveis e apresentam boa ductibilidade (que a característica que mostra a capacidade do material em virar fios finos). Além disso, os metais formam cátions, são eletropositivos, brilhantes e densos. O ouro é um excelente exemplo de metal.

classificação-periódica-dos-elementos-químicos-ouro-metal

Os ametais não conduzem calor e nem eletricidade. Não são maleáveis, nem dúcteis. Apresentam baixos pontos de ebulição e de fusão, são eletronegativos e formam ânions. O oxigênio é um exemplo de elemento ametal.

Os gases nobres apresentam a camada de valência totalmente preenchida por elétrons, o que faz com que eles não realizem ligações químicas. Eles apresentam inércia química, pois não participam de reações químicas. O hélio é um exemplo de gás nobre.

Os semimetais apresentam características mistas dos metias e dos ametais. Um exemplo de semimetal é o silício (conduz eletricidade, mas não tão bem como um metal).

Escreva seu comentário da matéria sobre Classificação Periódica dos Elementos Químicos.

Fonte –  Apostilas do cursinho pré-vestibular Etapa. 

Assuntos do Artigo:
  • classificação periodica dos elementos

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Classificação Periódica dos Elementos Químicos – Resumo!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: