Crochê e tricô

Colete de Crochê com Flor – Receita PAP da Roseta, Ponto de Crochê e Montagem

Colete de Crochê com Flor

Tinha pronta doze flores ou roseta de crochê redonda e resolvi fazer algum trabalho usando-as. O resultado foi este lindo colete de crochê com as flores unidas na barra e um ponto vazado com ponto leque e variações. Ficou lindo e rápido de fazer. Usei a lã Sublime da Pingouin, e agulha de crochê 2.5, podendo usar também a número 3, recomendada pelo fabricante da lã.

Veja como fazer a flor de crochê redonda passo a passo, como fazer o ponto fantasia, como unir a flor com o ponto fantasia, como diminuir as cavas e decote e como montar o colete de crochê com flor e fazer o acabamento final.

Abreviações

Carreira – carr; correntinha – corr; ponto baixíssimo – pbx; ponto baixo – pb; ponto alto – pa; ponto alto duplo – pad

Colete de crochê com flor PAP

Como fazer a flor PAP

receita-de-flor-de-crochê-pap-colete-de-crochê-com-flor-

Faça um círculo com 8 correntinhas ou um círculo mágico.

1ª carr – subir 3 corr, fazer mais 2 corr, *1 pa, 2 corr*, repetir de * a * por mais 6 vezes, completando 8 espaços.

2ª carr – andarcom 1 pbx até o primeiro espaço, subir 3 corr, 3 pa; 2 corr, *4 pa, 2 corr*; repetir 6 vezes de * a * até completar 8 blocos com 4 pa e 8 espaços com 2 corr.

3ª carr – fazer dentro do espaço 3 corr, 1 pa, 2 pad, 3 corr, 2 pa, 2 pad; *2 pa, 2 pad, 3 corr, 2 pa. 2 pad* repetindo de * a * até formar 8 leques ou trabalhar em todos os 8 espaços.    Arrematar a flor de crochê.

Unir dois leques desta segunda flor com dois leques da primeira flor fazendo 1 corr, 1 pbx no meio das 3 corr entre os leques, 1 corr e continuar fazendo a flor.

Na frente da blusa vão seis flores e mais três em cada lateral. Seis flores dão um efeito mais evasee.  

Ponto fantasia das costas do colete de crochê

-pap-colete-de-crochê-com-flor-

Com as seis flores unidas seguir trabalhando**

Começar o trabalho pelos dois leques superiores da flor, fazendo 2 pb na alça do primeiro leque, 3 corr; 1 pa entre os dois leques; 3 corr, 1 pb no próximo leque; 3 corr; 1 pad entre os dois leques seguintes, *3 corr, 1 pad no próximo leque; 2 corr; 1 pad no próximo leque; 3 corr; 1 pa entre os dois leques seguintes; 3 corr; 1 pb no leque seguinte; 3 corr; 1pa entre os dois leques seguintes; 3 corr, 1 pb no leque seguinte*; repetir de * a * até completar as seis flores, terminando nos dois leques superiores como no começo da carreira e dois pontos baixos no último leque. (Ver foto acima).

Ponto fantasia

ponto-fantasia-pap-colete-de-crochê-com-flor-

1ª carr – Subir 3 corr, 1 pa no próximo pb; pular 3 corr(1 arco de 3 corr); 2 pontos altos, duas corr, dois pontos altos no pa de base; *6 corr, pular 3 arcos de 3 corr; 1 pb no arco de 2 corr; 6 corr, pular 3 arcos de 3 corr; 1 leque sobre o próximo pa*; repetir de * a* até completar 6 leques., finalizar acar com 2 pa sobre os 2 pb de base.

2ª carr – subir 3 corr; 1 pa sobre o pa; pular 3 corr, 1 leque nas 2 corr do leque da carr anterior; *3 corr; 1 pb no arco de 6 corr; 4 corr; 1 pb no arco de 6 corr, 1 leque sobre o arco do leque da carr anterior ou de base*, repetir de * a * até o final da carr. Finalizar com 2 pa sobre os 2 pa de base.

 Repetir a 1ª e a 2ª carr por 21 carr ou até o tamanho desejado para começar as cavas do colete de crochê.

Diminuir 2 pa da lateral mais 2 pa do leque e 1 corr do arco do leque, trabalhando sobre estes pontos pbx.

Feita a diminuição, subir 3 corr; 1 pa no arco; seguir fazendo o ponto fantasia. Repetir a diminução no final da carr, fazendo somente ½ leque sobre as corr do último leque.

Seguir a próxima carr subindo 3 corr; 1 pa sobre o próximo pa; mantendo o ponto fantasia, fazendo leque sobre leque por 14 carr.

Para fazer o formato do ombro, diminuir seguindo com pbx até as 2 corr do próximo leque. Segiur com o ponto fantasi sobre os próximos dois leques, seguir fazendo 6 corr; 1 pb; 6 corr e seguir com as diminuições em pbx até o final da carr. Arrematar as costas do colete de crochê.

como-fazer-frente-pap-colete-de-crochê-com-flor-

Parte da frente do colete de crochê

Fazer a montagem com três flores, seguir trabalhando como o explicado acima** Trabalhando apenas 3 leques de cada parte lateral do colete como mostra a foto, iniciando e finalizando as carreiras com dois pontos altos.

Fazer as diminuições da cava e do decote na mesma carreira e igual a diminuição das costas do colete e com o mesmo número de carreiras.

Diminuir para o ombro na última carr como o explicado nas costas até o meio do leque e finalizar a carr com 2 pa. Arrematar.

Fazer a outra parte da frente da mesma forma.

como-fazer-colete-de-crochê-com-flor-como-fazer-pap

Colete de crochê quase pronto.

Montagem do colete de crochê

Montar o colete juntando primeiro os ombros, em seguida as laterais com a mesma lã e agulha de crochê com ponto baixíssimo ou agulha de costura grossa. Tomar o cuidado de unir carreira por carreira nas laterais.

Fazer um acabamento com 3 carreiras de ponto baixo nas laterais da frente e um biquinho delicado.

Na volta toda do decote, fazer uma carreira de ponto baixo com um acabamento delicado. O acabamento do colete pode ser feito a gosto, ver modelos neste link.

Escreva sua dica, dúvida ou comentário sobre a receita de colete de crochê com flores.

Assuntos do Artigo:
  • www eliana do sbt com br
  • Ver piadas engraçadas
  • Como diminuir os seu labio sem gastar nada
  • Toalha de banho de croche
  • Msg para dia dos pais
  • Madonna ousadas
  • modelo de cortinas tecido estampado

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.